Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Tuesday, March 16, 2010

Ilha do Ibo, 11.03.2010 noite

Como combinado ontem, meu camaradinha Sofu chegou pela manha para irmos ate a praia de Nafalore que fica do outro lado da ilha, atravessando pelo manguezal.

Chegou cedo mesmo, despertei com os primeiros raios de sol gracas a sauna instalada dentro da minha barraca e depois de uns 5 minutos ele apareceu. Enquanto esquentava com a lenha um pouco de agua para o cafe o garoto foi buscar umas frutas que eu nunca havia visto, parecidas com uma azeitona roxa mas com um gosto meio que de uva ou coisa assim... comemos umas bolachas e saimos na caminhada

A ilha tem seu proprio ambiente e as pessoas um jeito de viver bonito, muito simples e tranquilo, que nao remete ao passado da ilha, ocupada por povos estrangeiros desde muito e durante muito um dos maiores sitios de comercio de escravos junto a ilha de Mocambique e Zanzibar aonde estarei em breve. Algumas mulheres pintadas de acordo com a tradicao Makonde com o rosto todo branco gracas a uma mistura feite entre uma madeira e agua, pescadores, muitos pouco fazem rapazes jogando um jogo de dados com peoes que nao me recordo o nome agora, muitas mulheres trabalhando como sempre com tudo o que se pode imaginar em cima da cabeca.

Caminhamos pelo manguezal afundando ate metade da canela a maior parte do tempo, muita vegetacao, peixes coloridos, caranguejos (claro), polvos (sim, no raso), ouricos para todos os gostos.... encontramos uma tartaruga grande infelizmente morta nas pedras que aparecem no mangue quando a mare esta baixa, devia ter morrido a pouco pois nao havia nenhum corvo e ninguem havia removido a desencarnada para ficar com o casco.

Apos duas horas de caminhadas por mangues e praias chegamos ao lugar que descobri nao era uma praia e sim um pequeno precipicio apos uma subida pelas rochas ao fim do manguezal, em cima um muito antigo pequeno observatorio. Este ponto da ilha do Ibo volatdo ao mar aberto foi o primeiro lugar avistado por Vasco da Gama antes de 1500.. ficamos ali por um tempo e na volta compramos peixes para o almoco e janta... o menino vai para a escola.

A tarde uma caminhada solo apos um tempo com os meninos que comeram peixe feito na grelha de galhos comigo e fui ate a fortaleza de S. Joao Batista em formato de estrela que esta sendo restaurada e perdendo toda sua originalidade gracas a uma pintura de cal... belas vistas na parte superior.

Ao fim do dia o sol indo dormir no mar trouxe consigo muitos... muitos passaros grandes, atraidos pela fartura de comida do manguezal, nao sei o nome de nenhum alem do flamingo mas eram muitos, grandes, coloridos, uma cena linda, das mais lindas que ja vi na minha vida e na frente da minha barraca de camping. Havia lido em algum lugar que o por do sol em Ibo era azul pastel nao sei mais o porque e a verdade e que o por do sol tem um tom pastel que nunca havia visto antes... enfim uma das coisas mais lindas que ja vi, fiquei sentado na areia observando aquilo por um bom tempo.

Tinha pensado em ir embora amanha de Ibo mas a ilha eh muito, nao sei... agradavel sim, exotica com certeza, o camping ta muito bom, de frente para esse por do sol maravilhoso, uma bomba com agua inodora que eh uma maravilha... particularidade da ilha tambem pois gracas ao ambiente que permite o mangue, nao faltam lencois com boa agua abaixo da terra... um caranguejo grande e gordo acaba de me assustar... quando sai para a fortaleza uma cobra de tamanho respeitavel entrava no camping... Enfim, se meu visto nao expirasse tao breve nao teria duvida em mais uns dois dias. Hoje entre todos os meus gastos foram embora Mt 250 ou uns USD 5 e comi peixe ate nao aguentar mais.

0 Comments: