Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Thursday, March 4, 2010

Ilha de Mocambique, 23.02.2010 17:00

A ilha de Mocambique é ainda mais interessante do que parecia pela noite, durante o dia apesar da chuva que atrapalhou um pouco, caminhei pelas ruas da ilha que lembra mesmo Parati, inclusive pelo cheiro... tirei muitas fotos principalmente das criancas que mais acostumadas com visitantes de fora pediam para serem fotografadas.

O ambiente na ilha é bom e de maneira geral as pessoas estao mais acostumadas com visitantes de fora uma vez que a ilha tem um passado muito diverso já que foi importante ponto da ocupacao arabe e posteriormente capital do imperio portugues na regiao de Mocambique... a influencia hindu tambem é grande. Comprei duas moedas antigas do imperio portugues encontradas enterrada em uma machamba e em um navio afundado na costa.

Os casaroes da ilha estao em estado de conservacao nada bom e apesar de ser patrimonio mundial tombado pela UNESCO a maioria esta desfigurado, porem a beleza da ilha combina com os casaroes e suas ruinas em alguns lugares é possivel claramente imaginar o tempo em que a ilha foi um dos maiores pontos do comercio de serers humanos em toda a Africa. Apesar da arquitetura portuguesa a maior heranca cultural é árabe e a grande maioria da populacao é muculmana e frequenta alguma das mesquitas espalhadas pela ilha. As igrejas catolicas sao pequenas e pela maioria muculmana estao em mau estado de conservacao... a fortaleza de Sao Sebastiao é imponente e circundada pelo maravilhoso Indico tem uma beleza quase unica... unica para mim seria se nao conhecesse aquela em Natal que é igualmente imponente em lugar parecido e circundada pelas nao menos maravilhosas aguas do nordeste.

Amanha saio da ilha pelas 5:00 e vou até Namialo de onde sai o transporte para Pemba, apenas um dia na ilha é suficiente pois apesar de linda ela tem apenas 3.5km por 600m de largura.

0 Comments: