Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Thursday, March 4, 2010

Ilha de Mocambique, 23.02.2010 9:00

O ponto de saida de onibus em Nampula lembrava aquele em Masvingo no Zimbabwe, completamente baguncado e com onibus pre historicos cheios de ´estilo´. Chegar na ´rodoviaria´ foi um pouco dificil pela longa distancia caminhada com as malas nas costas, mais ou menos uns 5km onde nao havia chapa.

Enquanto esperava o onibus encher cometi o mesmo erro de Masvingo e sai para tirar algumas fotos... percebendo que o ambiente estava um pouco hostil mas arriscando um pouco ate que um policial se aproximou com sua AK-47 devidamente pendurada no braco... me chamou, aquela historinha de sempre de passaporte e tal, como estava sem passaporte vou ao onibus buscar e aproveito para deixar a camera. Me dirijo aos policiais que me levam para conversar com o chefe. O chefe esta dentro de um onibus carcaca que com certeza nao sai dali, sentado no fundo contando dinheiro. O policial explica que eu estava tirando fotos e comeca o bla bla bla, explico para ele que moro em Mocambique e sei que nao preciso de autorizacao para fotografar... ficamos na lenga lenga por uns 30 minutos com todos eles tentando me extorquir algum dinheiro mas percebem que eu sei o que estava falando e me deixam ir.. depois o chefe de policia veio me pedir um refresco e comprei uma coca cola para ele.

Voltando para o onibus alguns camaradas que neste meio tempo me avisam de um sujeito que era ladrao ´perigoso´ o individuo bebado vem em minha direcao e comeca a falar merda racista, tenta por a mao no meu bolso mas gentilmente eu afasto e entro no microonibus.
Nota, nunca deixar as malas no carrinho que vai fora do microonibus, é preocupacao para a viagem toda, a cada parada em que os vendedores de tudo atacam o onibus se perde o sossego.
No caminho uma mulher com algum problema de saude grave entra no onibus com os olhos virados sem conseguir ficar em pe, creio que era uma malaria forte da porra... depois de poucas horas chegamos a ilha de Mocambique, o transporte custou Mt 100 e chegando a ponte que liga o continente a ilha é preciso trocar por um carro menor pois a ponte esta capenga, este carro nao precisa pagar.

A ilha a noite parece linda, como uma cidade portuguesa do sec XVII, casaroes altos e as ruas estreitas lembrando um pouco Parati. O pessoal do carro que atravessou a ponte foi gente boa e me deixou na pensao Casa Branca (Mt 500) muito boa e barata, um casarao com banheiros limpos e bem conservado. Hoje pela manha havia cafe e uma pequena olhada mostra que a ilha é mesmo muito linda, agora vou conhece-la.

0 Comments: