Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Wednesday, November 25, 2009

Gorongosa National Park

Ola,


Moçambique era um país de fauna muito rica... era.

Todo o país a 40 anos atrás era repleto de animais como antílopes, búfalos, elefantes, leões, etc... porém em 40 anos muita coisa mudou por aqui. Com a saída (nada voluntária) dos portugueses e a posterior guerra civil que durou 16 anos, o país ficou destruído e essa destruição se extendeu a todos os que viviam aqui, inclusive os animais.

A fome que criou esta geração de adultos antes crianças subnutridas levou ás consequencias que se pode imaginar... tudo o que se movia era caçado e cozinhado. Os animais que sobraram fugiram para onde a savanah é mais afastada das pessoas. Com o final da guerra no início dos anos 90, foi criado o parque nacional da Gorongosa que é o maior de Moçambique, este parque é apenas uma área grande do país que foi reservada apenas para animais onde pessoas não podem morar ou caçar... não há uma estrutura, apenas terra delimitada na região onde a maioria dos animais buscou refugio contra a fome humana. Uma idéia da matança acontecida pode ser mostrada com números... por exemplo, em 1970 na região do parque viviam mais de 4000 zebras, nos anos de guerra esta população caiu para 0... Sim 0, não haviam mais zebras... todos os búfalos também foram mortos... alguns poucos elefantes, leões e hipópotamos se salvaram.

Com a delimitação da área do parque mais animais foram trazidos de países vizinhos em um esforço de se recuperar parte da fauna antiga, porém ainda hoje a população de alguns animais é muito baixa... as zebras não voltaram, os elefantes se escondem, os leões só se pode avistar a noite. Final de semana passada fomos em 9 DIs (voluntários estrangeiros) para visitar o parque...

Sexta feira went to the town a procurar um carro para alugar e depois de conversar com todos os motoristas que encontrava consegui uma chapa (van daquelas de lotação) para alugar... alugamos e puta merda, que estranho dirigir um carro do lado direito... minha sorte foi que a van não era tãooo velha, e o cambio era automático... no começo uma grande dúvida sobre que lado da estrada era o meu (lado do motorista invertido, mão invertida) mas após alguns minutos já acostumara com essa inversão toda.

Dormimos em Lamego, uma cidade próxima e dia seguinte rumo ao parque. Ao chegar no parque recebemos a notícia de que por causa da chuva não seria possível fazer o safari com nossa van... merda, vamos gastar dinheiro. E tivemos que gastar mesmo, o aluguel do carro do parque, um grande 4x4 não era dos mais baratos, porém não havia como voltar atrás visto que este era o último final de semana do parque este ano por causa da estação chuvosa.

A savanah em Gorongosa é uma das coisas mais lindas que pude ver até hoje... árvores milenares, gigantescas... floresta fechada.... savanah aberta... e aquele cheiro de Africa que se aprende a sentir com o tempo. Infelizmente graças a despopulação do parque é difícil ver elefantes, leões, rinos... porém com certeza os animais que pudemos ver valeram a pena... lindos macacos, javalis, busch bucks, impalas, crocodilos. aves gigantescas, águias, cervos, etc... Os big five (Leão, Elefante, Rino, Girafa e Zebra) deixo para conhecer no Kenya, onde eles estão em meio a população. Deixo algumas fotos abaixo

Um grande abraço

Da esquerda para a direita, Vyttas (Lituania), Angus (Canada), Lydia (Espanha), Victor (Romenia), Orchid (Hungria), Magda (Portugal), Rodrigo (Brasil)

Muzungos e a Lotação alugada, parados em Inchope para reabastecer o estômago
Busch Bucks
Impala


Javali (Pumba para os intimos)


Babuínos em um momento de descontração

Não me pergunte o nome deste rapaz...

1 Comment:

Unknown said...

Hello Xubinho,
Tudo bem?
Vi que você se preparou para sua viagem à Inglaterra. Poderá dirigir sem problemas na terra de Elizabeth! God Save the Queen!
É decepcionante ver o mundo se acabando... e as calotas polares derretendo e catástrofes anunciadas e tudo o mais que o crescimento desordenado, a ganância etc nos proporcionou.
Bom saber que há ainda beleza e um pouco de natureza para ser contemplada.
"Privilegiadium est"! “jesteś uprzywilejowany”! Sie sind privilegiert! És privilegiado!

Beijos e divirta-se.

L U 4 Ever
Ota Caro