Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Monday, November 9, 2009

Família

Ola,

Este final de semana estive em Beira (a praia com o cemitério de navios na areia ) porém preocupado com uma situação ocorrida na sexta feira.

Abdullah é um menino um pouco mais crescido, tem 16 anos e trabalha no projeto da padaria ajudando a fazer a massa e depois vendendo o pão na comunidade... ele é um daqueles meninos que está sempre por perto, ajudando em alguma coisa... já terminou a escola primária e está na secundária e tem muita disposiçao... além de ser muito honesto. Resumindo é um menino muito bom.

Abdullah mora sozinho, já que seu pai é do exército e aparece uma vez por mês... o pai não envia um centavo para ele que tem que se virar como pode... sempre almoça e janta conosco e vai levando assim... morando sozinho, numa casinha sem apoio de familia.

A semana passada foi um pouco mais difícil para ele. No começo da semana perdeu o celular de outro amigo que avisou ao pai... o pai deste amigo foi até a casa de Abdul e disse que se até o sábado o mesmo não pagasse o valor do celular, ele iria até a casa e tiraria o que lá houvesse... ou seja, duas panelas, uma esteira e algumas poucas roupas. O celular usado custa 500Mtn e apesar de agora ele estar trabalhando na padaria seria bem difícil que conseguisse comprar um celular, já que infelizmente ele só ganha Mtn 100 por semana (USD 4). Conversei com os outros DIs para darmos um jeito de conseguir o dinheiro para ele, porém antes do prazo na quarta feira, o pai do amigo foi a casa do Abdul... bêbado, e tentou levar as coisas dele. Por sorte Abdul chegou na hora e pediu mais tempo.

No dia em que o homem entrou em sua casa, Abdul chegou em minha casa com uma cara que eu não estava acostumado a ver, ja que apesar de tudo isso o menino sempre tem um sorriso no rosto... este dia ele estava profundamente triste e humilhado, não conseguia olhar para mim e chorava. Dei meu celular para ele.

Dia seguinte, com esta situação já resolvida ele vem a minha casa pela tarde com o mesmo semblante de antes... pergunto o que acontece e ele me explica.

Seu pai voltou para casa, após um mês sem noticias ou colocar um centavo na mesa de Abdul... e ao chegar ficou sabendo que o menino estava chegando em casa tarde por que estava trabalhando... então disse a ele para que tirasse as coisas de casa naquele momento e fosse embora já que agora ele tinha responsabilidade e um trabalho... mandou o menino para fora de casa simplesmente por que ele tentava sobreviver, já que sem trabalho não tinha dinheiro para comida. Combinei então com Abdul que na segunda feira iria falar com seu pai para explicar, que ele estava ajudando na padaria mas não tinha condições de sair de casa. Ele ficou o final de semana na casa de outro amigo nosso.

Veja bem a situação... o pai não dá nada ao Abdul, deixa ele em casa sem comida sem nada e quando volta e descobre que o menino está tentando se virar manda ele embora de casa por que já possui responsabilidades. Após alguns meses aqui posso dizer que a família aqui tem uma outra organização completamente diferente da que estava acostumado... cada um é uma entidade bem definida que tem que lutar pelo seu lado... o pai dá um jeito de conseguir suas coisas, assim como a mãe e posteriormente os filhos que geralmente são muitos... cada um cozinha sua comida o que muitas vezes leva a acidentes como ocorrido com o Adão, outro menino, sua irmã gemea Eva estava cozinhando quando ainda muito criança... se descuidou e uma chama chegou ao teto que era de palha como sempre. O resultado acho que pode ser imaginado, eles perderam tudo inclusive a casa.

Chegando ontem a noite em casa tenho a boa noticia de que uma tia de Abdul havia conversado com o pai e pedido para que o menino voltasse para casa minutos antes... O alivio foi enorme pois após pensar bastante no que poderia dizer para o pai não cheguei a conclusão nenhuma... ia lá conversar com ele porém sem saber muito bem como ou o que. Ontem Abdul estava bem mais tranquilo e sorridente de novo.

A cada dia dou mais valor a vida que tenho e agradeço mais a minha família que com muito esforço pode me proporcionar uma infância extremamente feliz e muitas oportunidades de escolha...

Obrigado a minha família

Um grande abraço

5 Comments:

Marco Antonio said...

Olha, tentei comentar antes mas não deu gostei muito do novo blog. Parabens e boa sorte

pais said...

Para nós, o bom é sabermos que apesar das nossas dificuldades e inexperiências conseguimos criar um ser com tanto amor no coração. Te amamos

Fran said...

Thiago! Estou acompanhando o teu blog pq amo a ideia de trabalhos voluntarios...parabens!!! Estou adorando ler os teus relatos! Fran

pais said...

para nós, o bom é sabermos que apesar das nossas dificuldades e inexperiencias conseguimos criar um ser com tanto amor no coração.Te amamos

Unknown said...

Oi meu menino... nossa, foi profundo. Como é difícil lidar com pessoas, não? E que diversidade de cultura (¿ou total falta dela?). Seja lá o que for, vejo que a dificuldade parece ser muito maior do que se esperava... Tem pessoas que querem ser ajudadas, outras tem medo do novo e se acomodam em uma situação desconfortável porque sabe exatamente o que vai acontecer e não luta para mudar. Lembro de um caso da Ana Maria Braga que resolveu pagar faculdade para dois fãs (creio) e que estes não eram assim de estudar muito. Veio muito de mão beijada, não deram valor algum e ela parece ter desistido. É um grande investimento para se jogar na lata do lixo. Mesmo quem tem muito ‘cascalho’ para dar.
Fico feliz que o Abdul tenha se tranqüilizado. Exemplo de coragem e sempre de sorriso no rosto. Faremos orações para que ele se fortaleça ainda mais. Que Deus o abençoe e ampare para que esta sina que o apregoa seja aproveitada para enriquecimento e engrandecimento espiritual. Assim seja!
E a você, guerreiro, que possa ter sempre a consciência tranqüila por ter feito tudo o que podia e um pouco mais. Muitos e bons pensamentos de amor e preces a Deus para te fortalecer e proteger sempre. Amo você. Ota Caro