Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Monday, November 2, 2009

Eleições em Moçambique

Olá,

Esta semana aconteceram as eleições presidenciais de Moçambique. Aqui desde 1992vigora o sistema multipartidário, porém seguindo o exemplo de muitos outros lugares dois partidos costumam dominar as eleições, aqui são a Frelimo e a Renamo porém suas histórias são bem diferentes de Democratas e Republicanos ou mesmo posso ousar e dizer PSDB e PT.

A Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) surgiu no âmbito da independência de Moçambique... fundada a partir da união de 3 organizações nacionalistas Moçambicanas baseadas na Tanzania, foi a frente que lutou a guerra de independência contra os portugueses em idos dos anos 60 e desde então é o partido que está no poder federativo, com muitas turbulências no caminho. A guerra de independência foi financiada pelo bloco socialista, assim como os primeiros anos de administração, portanto a Frelimo ilustra bem o lado vermelho na briga pela Africa recém independente em meados do último século.

A Renamo surgiu de um movimento contra o caráter socialista da Frelimo e segundo muitos aliada aos portugueses que não fugiram após a guerra... portanto era o movimento financiado pelo bloco capitalista, principalmente Africa do Sul, Rhodesia (Zimbabwe) e E.U.A. Fundada em 1977 a Renamo possui em seu histórico incursões sociais nada louváveis como o recrutamento de milhares de crianças soldados, artilharia aleatória contra vilarejos e todos os tipos conhecidos de tortura... nada muito diferente da maioria das 'estratégias' de guerra.

Ambas Frelimo e Renamo, seguindo os requisitos políticos, não possuem santos em seus quadros.

A luta entre Moçambicanos durou enquanto durou a guerra fria, até 1992 e destruiu o pouco que existia no país... a Guerra Civil Moçambicana foi uma das mais violentas na África independente e deixou uma herança que ainda se nota o cheiro... ruínas, falta de alimento, água, transporte, muitos adultos de hoje crianças mal nutridas de ontem.

Durante estes meses em Moçambique presenciei todo o tipo de campanha por parte da Frelimo... discursos, eventos, carros de som, motos de som, bicicletas de som, todo tipo de propaganda suja rua, músicas, músicas e músicas. Uma peculiaridade, muitos slogans brasileiros de políticos notáveis copiados...

A Frelimo é quem fez, a Frelimo é quem faz.
Foi Maluf quem fez, é Maluf quem faz

ou

Quando a Frelimo promete, Cumpre.
Quando Maluf promete, cumpre.

fiquei sabendo que em Angola é.... Angola, um país de Todos

Agora me pergunta se eu vi alguma propaganda, evento, comício ou qualquer coisa da Renamo... nada. As pessoas que votam na Renamo votam quietinhas, sem contar para ninguém... mas votam, por que em algumas províncias os governadores são Renamo.

De qualquer maneira, os moçambicanos votaram em massa e como apenas os slogans são brasileiros o resultado só deve sair daqui a uma semana... mas todos já sabem, o Sr Armando Emílio Guebuza, Frelimo, será reeleito para mais quatro anos de mandato, por que como ouvi hoje numa conversa entre os professores no café da manhã...
'Melhor é votar na Frelimo, por que eles tão lá roubando a quase quarenta anos... já pensou se tiver que escolher outro para começar a roubar do zero...'

Aquele Abraço




0 Comments: