Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Wednesday, August 5, 2009

See you IICD!

No trem, em algm lugar entre South Bend e New York

Da mesma maneira como cheguei ao IICD 9 meses atrás, estou indo embora hoje... e parece que foi ontem mesmo, tudo bem rápido... lembro de correr atrás deste trem em uma estação... lembro do frio na barriga quando saí de NYC e me dirigi a pequena comunidade da qual faria parte nos próximos 9 meses... estava nevando muito, e pela primeira vez vi a neve... neve esta que vi demais, ao ponto de não querer mais algum tempo depois... hoje é um dia de sol, com temperatura amena...

Muito difícil ir embora do IICD, neste tempo vi muita gente indo e vindo de lá, sabia que como eu já tinha vindo... uma hora eu teria o indo. Estas semanas que passaram foram de um sentimento de tarefa cumprida meio que enevoado pelo ‘que pena que acabou’, meus companheiros do time já foram quase todos embora e eu serei o último a chegar a África, visto que vou dar uma passadinha agora em NY e depois no Brasil para matar saudades... muitas saudades para morrer em poucos dias. Deixar a comunidade lá nos confins me Michigan não é facil pois todos nós nos acostumamos a uma vida comunitária... dividimos as coisas, as experiências, a comida, as boas intenções... fora do IICD o mundo é de verdade e não funciona bem assim... mas nem mesmo Peter Pan fica pela terra do nunca.

Durante o tempo passado nos Estados Unidos, muitas vezes me esquecia que estava nos Estados Unidos ... me lembrava sempre que saia, ok... mas quando lá no instiituto simplesmente parecia um lugar X onde vivíamos, que as vezes nevava... as vezes fazia calor... onde eu tinha um trabalho que anteriormente não chamaria de trabalho (hoje eu chamo, pois cria muito mais que uma mesa de escritório) estudava sobre coisas subjetivas e não idéias programadas de universidade... podia parar e jogar uma bolinha... ou simplesmente conversar sobre qualquer coisa com um coreano, ou uma argentina ou uma dinamarquesa, ou.... simplesmente pessoas, muito diferentes uma das outras, mas todas bem adaptadas a aquela vida... que leva a idéia de democracia, de sociedade ao ponto do êxtase... pena que não se consiga criar este tipo de sociedade para que muita gente faça parte... vira bagunça... outras pessoas com idéias não tão compartilhativas querem tomar vantagem e ai já era.... que seja.

Hoje começo minha viagem em direção a África, novamente ao desconhecido, com consciência de que IICD é uma coisa o projeto lá é outra completamente diferente... algumas coisas em comuns visto que o movimento das DRH Schools (da qual o IICD é parte) tem a mesma ideologia digamos, dos projetos pelo mundo... porém agora é vida real... e é pelo que eu vim para os EUA, para ir a África e fazer meu trabalho... espero que lá o trabalho possa ser tão bem feito quanto foi aqui. Acredito que por isso o treinamento nos Institutos seja tão subjetivo... seja tão faça por você mesmo... ao viver em um lugar como este é impossível que após algum tempo você não veja as coisas de uma outra maneira, com outros olhos menos conformistas... lembro antes de vir para cá que estive pesquisando coisas ruins sobre o IICD e encontrei um site em que um canadense reclamava do padrão de ensino... da falta de professores... do fato que você teria que ser proativo (detesto essa palavra) e estudar por si... para mim hoje, como algumas pessoas que acompanharam este blog acabaram vindo para os EUA... eu digo que o ensino que está errado na minha opinião é o tradicional... da obrigação... dos testes... isso para mim é feito para que você tenha que se bitolar nas coisas... fechar o seu ângulo de visão para a opinião de algumas pessoas... quem disse que estas pessoas estão corretas? Quem não indaga as coisas virou escravo das idéias... não vou dizer que todas as universidades são assim, não são... há lugares onde é permitido pensar, mas infelizmente é a minoria... no IICD não elevei meus conhecimentos em matemática ou física quântica (0)... mas quebrei a visão reta que pensava que não tinha... mas tinha sim.

Hoje sou muito grato a vida por ter me dado a oportunidade de vivenciar isto... e sou muito grato a mim mesmo, por ter me permitido vivenciar isto...

Ai este trem... 20 horas de viagem, minhas costas estão em pandarecos (!!) tive que mudar de lugar por que a senhora do meu lado só roncava e peidava o tempo todo... ela pensa que eu não sei que era ela! Ráaa e de onde viria de 10 em 10 minutos aquele cheiro de dejetos de ontem!!! Agora deu uma esvaziada e consegui sentar sozinho então dá para escrever... já estou em Albany, NY e mais umas 4 horas chego a NYC. Entrar no trem foi meio bizarro, pois estou carregado de malas (aliás se alguém precisar de Ipod, câmera digital, Handycam, fala comigo!!!) e todo mundo já estava dormindo quando entrei... acordei uns 10... um com o sleeping bag... outro com uma malada... outro com o carrinho de mala.... outros que ouviram os meus ‘sorry’ ‘excuse me’ ... tudo bem, pelo menos eles estavam dormindo, pior eu que não durmi quase nada a noite com tanto ronco e peido ao lado.

Bem acho que é isso, na verdade escrevo este aqui para dizer que foi tudo muito bom... que vale a pena ousar e deixar nosso ambiente confortável as vezes para cairmos numa situação inesperada onde temos que reaprender a viver dia após dia... por um motivo bom que enobrece nossa aventura... bons motivos sempre enobrecem mesmo... não dão dinheiro, mas sim satisfação para quem tem amor no coração e quer compartilhar... agora rumo a África sinto aquela ponta de tristeza que sempre vem depois de uma grande gargalhada... sinto um friozinho de novo voltando para o Brasil... sinto um friozão de novo pensando em Moçambique... e a cada dia que passa gosto mais de frio na barriga.
Se cansar é só arrumar um colete

Aquele abraço!

P.S1 – Numa parada aqui no estado de NY agora mesmo saí do trem para tomar um chá... conversando com um rapaz que estuda em Chicago, o mesmo me contou é Tanzanês... (Tanzânia, deve ser o terceiro país que irei na África) peguei umas dicas de transporte e fiquei um pouco aliviado... ele disse que com os USD 100 que gastei no trem aqui, posso cruzar a Tanzania, Uganda, Kenya e chegar a uma metade do Sudão!!! caralho que país caro é esse... mas fiquei aliviado, meu budget não será alto mas será suficiente... na conversa disse que era de São Paulo e um outro rapaz, esse com sotaque do leste europeu me interrompeu, falando que tinha adorado São Paulo até ser deportado do Brasil... falou que sentia falta do black dog e ficamos conversando sobre as vezes que desci de bike para a praia... como para todos os que conto esta história ele disse ‘você deve ser maluco mesmo’ não sei porque o Tanzanês conocordou.. quem tem boca vai a Tanzania!

P.S 2– Agora sim, como disse estes ultimos tempos foram meio confusos e tal, foi o final deste aprendizado... não queria escrever... na África prometo que vou voltar a postar

P.S 3 - Esse post vai sem correção ortografica nenhuma, mal os erros... chegar en NY foi foda, mas cheguei... cheio de mala... um bike taxi me ajudou por que a situação tava tensa.... tá um calor... um bafo... não parece a mesma cidade que estive no inverno passado... bem melhor naquela época.

3 Comments:

Samyr said...

Olá!
Como vai!? Espero que na boa!
Sou de São Paulo, eu e minha mulher iremos no FInal do Ano, nosso visto foi aprovado ontém!
Ufa...agora é só ir!
Esse seu post foi divino, muito legal!
Nos veremos quando vc voltar par ao IICD....dia 01 de dezembro lá estarei....até junho de 2010...
Muita força e publique de vez em quando curiosidades para que nossa ânsia aqui vá aumentando gradativamente! rs!
Abração!
Samyr!

Anonymous said...

Boa sorte tiago!!! Estamos torcendo por você!!!!!!!!!!

demoraes said...

Sem palavras thiagão...
adorei o post.. realmente isso é IICD..
espero que continue postando mesmo.. e eu.. espero criar forçar para voltar a postar tb...

abraxxx