Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Wednesday, August 26, 2009

Boas e más

Ola,

Ontem fui a Sussundanga com o Rodrigo para conhecer uma oficina pedagógica e algumas escolas da região... escolas de barro, com 3 ou 4 alunos por carteira e uma merenda que se resumia a massa de milho... a mesma cena que tenho visto sempre por aqui, crianças magras, escolas miseráveis, merenda de massa de alguma coisa, nada de água, cozinha a céu aberto, ensino deplorável. Teoricamente ao chegar lá teríamos um homem da Humana que nos acompanharia para alguns lugares nesta fase de ambientação que estamos passando, porém como a grande maioria das coisas que a humana planeja, não havia planejamento algum, ficamos relativamente inúteis por um bom tempo.

Ainda durante a manhã houve a encenação de uma peça que os alunos estavam ensaiando a um bom tempo em uma oficina pedagógica, o tema, crianças órfãs que não tinham como ir a uma escola e mudar um pouco sua realidade... foi muito boa dadas todas as limitações que são passíveis de imaginação... a peça teve que ser interrompida pela metade pois começaram muito tarde e as crianças deveriam voltar as aulas da manhã, como sempre muuuuuito planejado e estruturado, pude sentir a frustração, estava legal mesmo, muitas, mas muitas crianças assistindo... tudo bem.

Após isso eu e Rodrigo fomos a biblioteca para conhecer um pouco do que eles lêem e tentar passar um tempo... o Rodrigo achou um livro que o título era algo do tipo ‘a culpa é desta tal liberdade’... eu peguei um de história que tinha mais erros e tendências do que jamais vi... porra deixa os livros... na mesma biblioteca chega um rapaz de um programa do governo chamado geração biz... que busca treinar pessoas das comunidades para atuarem como ativistas informando a comunidade sobre as epidemias e prevenção de doenças... meu Deus, o entrevistador estava passando por apuros... as pessoas que chegavam se candidatando (voluntariamente) á função, mal sabiam falar direito... ele tinha que recrutar 35, pelo que vi passou por grandes dificuldades...

Mais a tarde fui encontrando algo para fazer... na oficina pedagógica 4 computadores proviam toda a informática existente num raio de não sei quantos kilometros... dos 4, 1 não funcionava e 2 tinham sérios problemas de comportamento... deixei eles funcionando e me senti um pouco útil... passando o tempo, o professor que encenou a peça das crianças me perguntou se seria possível que eles encenassem novamente para que eu filmasse e eles enviassem a mesma a não sei qual companhia de Maputo, tentando expandir um pouco o horizonte, disse: claro! Aí eles encenaram a peça inteira e a filmagem ficou boa... também tirei bastante fotos e espero que eles tenham algum êxito... pelo menos pude fazer algo até o final do dia...

Hoje pela manhã acordei estranho... ontem o Fabio, meu companheiro de quarto foi ao médico pois estava sem voz, com dores de cabeça, tosse... resultado: Malária.... hoje minha vez... dor de cabeça forte, tosse, coriza, cansaço... na verdade parecia que algo andava dentro de mim... e andava mesmo... o tal do Plasmodium adentrou a meu ser (olha que romântico) em alguma destas noites que se passou...

O fato de que vários de meus companheiros por aqui tenham me dito que o tal remédio para a malária é um placebo, não fez com que eu não utilizasse o mesmo, estava tomando ele certinho, como não costumo fazer com remédios... mas, esta merda é um placebo mesmo e não serve para nada, portanto hoje joguei todos fora... vale a dica para meus amigos voluntários que logo estarão aqui... nem pega o remédio por que só tem efeito colateral (o Rodrigo passou malzasso) ocupa lugar na mala e não serve para nada... talvez para que se justifique mais alguma despesa no IICD. Enfim...

Fui a clínica aqui perto e pedi para que fizessem o teste da malária... pedi para que fosse feito aquele que tira o sangue da veia mesmo, por que funciona melhor e tal... o que fura o dedo apenas as vezes da negativo, mas a verdade é positivo... melhor clínica da cidade... vou reproduzir meu diálogo com a enfermeira...

T – Olá, pode fazer o teste com a seringa por favor
E – Por que ?
T – Porque aquele do dedo as vezes não funciona...
E – Mas o sangue não é o mesmo?
T – Sim, mas sei de pessoas que fizeram com o dedo e deu negativo... fizeram com a seringa e deu positivo...
E – Ok, mas o problema é que as seringas acabaram de manhã (!!!) mas eu tenho uma aqui que não sei se foi usada (aberta)
T – *¨&%## você tá maluca!!!!!!!!!! Seringa usada...!!!!! põe a luva e tira do meu dedo mesmo....

E fiquei perseguindo ela para me certificar que pelo menos o do dedo seria novo....

É isso aí... tiro a preocupação daqueles que porventura venham a se preocupar, pois a malária deve ser tratada com seriedade e é assim que estou tratando... descobri logo no começo o que tira muitos riscos da doença... usualmente as pessoas por aqui morrem ou ficam com sequelas por causa da doença por que não tem acesso a médico e só vão procurar alguma ajuda de verdade quando a doença já avançou bastante... bastante mesmo... fico alguns dias por aqui de molho, o que atrasa um pouco meus planos mas tudo bem... agora cuido da minha saúde, pois não esqueço de mim mesmo... com a medicação que estou tomando daqui a uma semana este parasita já não deve mais dormir comigo...

Finalmente coloco algumas fotos.

Aquele abraço
















3 Comments:

mãe said...

filho, eu que nunca dei o contra nessas suas decisões, dessa vez não posso me calar. ajudar ao próximo sim, mas sem colocar a sua saúde em risco, falar sobre Aids em regiões que nem o ambulatório tem cuidado,essa foi demais! VOLTE

Ruth said...

anjinho,

fico um pouco preocupada com essa última notícia, mas confio que vc vai se cuidar bastante. Parece um pouco difícil integrar o que foi aprendido no programa com todas as dificuldades reais de condições precárias, pessoas com outros objetivos e tal. Porém sei que vc vai fazer o que for possível e vai incentivar que outros também façam.
Confio muito na sua competência e sua gana de realizar as coisas que vem planejando e se estruturando para.
Cuidado por aí. Fico um pouco apreensiva mas sei que vão vir bons resultados.
SE CUIDA!
Beijo grandessíssemo

dcc1758 said...

Ôta na linha. Logico que fiquei preocupada. Conversando com você e com os esclarecimentos bla bla bla, dei uma sossegada. Porém, confesso que 100% tranqüila não estou. Por outro lado, sei que você não deixaria de se cuidar. Hoje no meu MSN deixei uma frase de música dedicada para você. Aqui vai uma outra parte dela: “cuide-se bem, eu quero te ver com saúde, e sempre de bom humor e de boa vontade”.
Teu objetivo é lindo. Deus não há de te desamparar, e vc não pode deixar de fazer sua parte também!
Por sua culpa, meus joelhos doem mais do que nunca... tudo bem que o som do meu nome é “The Knees”... mas, haja genuflexo almofadado para rezar por você!!!!
Te Love U 2 damn F*%¨much!
Ôta Caro.