Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Thursday, January 7, 2010

Nothing changes on new years day...

Ola caros amigos,

Feliz ano novo para todos ! Que o grande coringão honre seu centenário.

Após 10 dias de descanso bancados pela graaande Humana People to People (pura ironia) em Vilankulos, aquela praia de cor turquesa no Índico, de volta a Chimoio. O fim de ano por lá muito tranquilo e de certa maneira exótico, a virada na praia lotada de gente tomando cerveja com fundo musical tradicionalmente moçambicano no iníco e ocidental ao fim foi um tanto diferente do ano passado em New York, congelando em Times Square.

Diferentemente da outra vez em que me utilizei de 4 maneiras de transporte incluindo uma longa caminhada para chegar a Vilankulos, desta vez apenas um Machibombo foi responsável por quase toda a viagem. Em um momento o pneu do Machibombo furou e o fato de não haver step agravou a situação... após um percurso feito com muito barulho, uma parte da mola entrou na roda traseira (dupla) e começou a fazer um barulho ensurdecedor que além de tudo obrigava o motorista a dirigir beirando os 30km por hora... a viagem demorou 10 horas (deveriam ser 6) e graças ao facão que levava em minha mala o pneu interior na roda dupla pode ser dilacerado e permitir que terminassemos a viagem aos habituais 120km.h em meio ao pouco asfalto que resta entre os buracos da EN1, a única real rodovia de Moçambique. Chegamos vivos mais uma vez.

Em Vilankulos nestes dias exercitei um pouco mais minhas habilidades de negociação já que da outra vez em que fui percebi que a troca de artigos ocidentais como roupas por esculturas, pinturas, colares e tudo mais ainda hoje funciona e muito bem. Por lá deixei uma mochila, algumas camisetas, um relógio do Wal Mart e em troca trouxe algumas pinturas (inclusive a óleo que adoro), estatuetas, um busto Masaai lindo e pesado que ainda não sei como vou enviar para o Brasil.

A tranquilidade imperou, não fomos de barco para o arquipelogo, todos os dias uma boa comida feita na pousada (Josef e Tina é o nome, se for a Vilankulos recomendo) um suquinho de cevada, um mergulho nas águas quentes, uma caminhada até alto mar pelos recifes e bancos de areia e feliz 2010.

De volta a Chimoio... de volta a Chimoio e logicamente nothing changes on new years day

A padaria deixei nas mãos do padeiro, já que nenhum DI ficou por aqui, ao chegar descubro que o padeiro não trabalhou... pagou seu próprio salário e ao saber que eu havia chegado se desesperou e correu para fazer pão... o pão ficou terrível, tivemos que jogar fora por que nem os animais conseguiam comer. O pior de tudo é que não me surpreendi.

O contrato da Vodacom (eterno) que parecia estar pronto no ultimo dia antes de ir a Vilankulos descobri que não estava pronto... os modems que consegui finalmente pegar no distribuidor ainda não conectam... tive que colher assinaturas de muita gente de novo incluindo o Papa, o Ronaldo (aquele que era goleiro do coringão) a Leila Lopes e o Bozo (o palhaço e não o amigo) e mesmo assim até agora nada. O pior de tudo é que não me surpreendi.

O pé do Adão está uma beleza, já pareceria um pé de novo se ele não tivesse chutado uma pedra e perdido a unha do dedão.

E assim vai... se tudo der certo sábado devo ir fazer o trabalho de levar os modems e montar as redes finalmente. Devo ir até Macossa, Manica, Catandica, Guro, Dombe, Mossurize, Sussundenga e Macate e lá pelo dia 20 até o Zimbabwe para extender meu visto até dia 20 de Fevereiro e poder permanecer em Moçambique até esta data, já que o super competente pessoal da Humana em Maputo ficou 4 meses com meu passaporte para fazer a extensão do visto até a data errada. De qualquer maneira não reclamo pois vou até o Zimbabwe graças á cagada deles.

Depois de voltar deste trabalho devo me despedir de Chimoio e ir a Pemba no norte do país, já bem perto da Tanzania para uma investigação e levar alguns livros para uma biblioteca. De lá adeus Moçambique e que seja bem vinda novamente minha liberdade.

Tenho mais de mil fotos para enviar, mas a conexão está uma tristeza... vou deixar carregando durante as noites e espero que em breve possa mandar fotos novas... o Album se chama Mozambique 2 e para acessar é o mesmo esquema do outro.

Vou escrever alguns dos próximos posts em inglês pois estou tentando um trabalho de freelancer enquanto faço minha viagem pela Africa começando mês que vem... vou colocar o tradutor do google para português.

Um grande abraço e até a próxima.

2 Comments:

projeto pisar said...

Abusaid, feliz ano novo e que a sua aventura do outro lado do Atlântico continue lhe ensinado tudo aquilo que você precisa para se tornar um homem melhor, e olha que melhor é difícil, tô acompanhando tudo pelo blog!

Ótimo ano pra você meu grande amigo!

Anonymous said...

tan bonito su "ciber diario publico", me gusto la frase aquella de las ranas fiestando por las lluvias.que ideas,de donde las sacas??que cosa ehh??