Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Wednesday, January 7, 2009

Ok,o IICD existe

Chegando de trem a Dowagiac percebo como a cidade é minúscula, em todas as paradas do trem pelo menos umas 5 pessoas desciam e o bilheteiro ao passar por mim perguntava algo como "How´s your trip Dowagiac", entendi o por que quando desci sozinho do trem... eu era o Dowagiac. Na estação ninguem... apenas um balcão bem antigo e uns jornais largados... o pessoal do Instituto vem me buscar, chegando lá percebo finalmente que o lugar existe.

Existe, mas esta bem diferente do que imaginava, é domingo a noite e encontro apenas umas 5 pessoas... o Raul, um brasileiro muito gente boa que foi me buscar, me apresenta para a Gugu, uma professora sul africana, o Daniel, um professor alemão e um rapaz e uma garota coreanos que na hora juro que não entendi o nome (hoje sei que são Eun Taek e Hye Sun)... fico sabendo que vou dividir meu quarto com Ho, um sul coreano que já terminou seu projeto, no Brasil, e está de volta para o Camp Future, uma espécie de follow up.

Com o passar dos dias percebo que aquela pequena quantidade de pessoas que encontrei no primeiro dia era apenas uma ilusão devido ao horario do domingo, e posssivelmente ao frio absurdo deste ambiente nevado. No instituto moram brasileiros, argentinos, costa riquenha, equatorianos, japoneses, sul coreanos, alemão, sul africano, dinamarques em breve mexicanos, portugueses, além do unico estadounidense que também vive aqui. É uma verdadeira Babel, as comidas são as mais estranhas possiveis, muitas a base de soja... tenho que aprender a cozinhar melhor, pois meu feijão deixou todo o instituto com um cheiro de queimado insuportável... Os cursos pela manhã são sobre os assuntos mais variados... hoje por exemplo as apresentações foram sobre desperdício de alimentos, ontem sobre caracteres orientais, anteontem sobre política nos Estados Unidos, no dia anterior sobre cultura da guerra no ocidente. Fiz uma apresentação sobre economia Indiana outro dia... funciona da seguinte maneira... os professores apresentam em alguns dias, nos outros os voluntários... dão o tema para você, e você pesquisa, vai atrás, monta a apresentação... por incrível que pareça saem excelentes apresentações. As aulas de linguas são excelentes, apesar de não parecerem aulas... sentamos com um professor, é proposto um assunto e então começamos a discutir... funciona. Durante a noite inventamos algo a fazer, cada um tem seu dia ou horario, uma encenação, um filme, um jogo, ou algo que se pense interessante. Durante o dia após a aula da manhã, fazemos um mutirão para limpar e organizar o instituto, cada um tem sua tarefa definida que muda a cada semana... as sextas pela tarde reparamos o que necessita ser reparado, pintamos o que necessita ser pintado ...

Como estou pagando por minha bolsa, minhas tardes são voltadas a promoção do nosso trabalho, meu objetivo é trazer novos voluntários, faço isso até o final de Janeiro, quando minha bolsa esta efetivamente paga e nosso grupo começa a atuar no projeto e assim continua pelos próximos 6 meses. Nossa professora chega este mês de Camarões, e então começamos os estudos relativos ao projeto efetivamente, na verdade não vejo a hora.

Os dias aqui são sempre inesperados, em alguns momentos o tédio bate a porta (creio que enquanto não comece a trabalhar o projeto) mas temos liberdade para fazer aquilo que bem entendemos. Este sábado eu, Rodrigo, Santiago, Moa, Andrea, Andrea, Ivana, Pedro, vamos encenar uma peça de teatro, baseada em Romeu e Julieta porém com inspiração no episódio do Chapolim Colorado que faz paródia ao clássico, hoje fizemos todo o roteiro e as falas, eu serei a Julieta, quem diria... na verdade a Romieta. Minha idéia fazer o drama, idéia do Rodrigo o tema, mas todos ajudaram a pensar, escrever e é assim que as coisas funcionam aqui.

Muito já mudou em mim desde que sai do Brasil, sinto muita saudade de pessoas que são muito importantes para mim, mas sei que estou no lugar certo, na hora certa. Estar aqui faz parte do meu destino, se voltar amanhã, volto outra pessoa, mas não vou voltar amanhã, descobri em mim uma vontade de agir, sem esperar que o façam por mim e creio que não demorei para chegar a esta conclusão, talvez já estivesse comigo mas não estava a pondo em prática e este lugar esta me ajudando neste objetivo. Sei que ainda vou passar por muitas dificuldades, momentos maravilhosos e momentos de tristeza, mas sou grato por ter esta oportunidade.

2 Comments:

Marcela (magrela) said...

Ae Abu, dica bem brasileirinha.
Aqui vai uma receita para um feijãozinho esperto e de cheiro agradável..kkk
Coloque a quantia desejada em uma panela de pressão com água, quando ouvir o barulhinho xixixi aguarde uma meia hora aproximadamente.
Depois de esperar algum tempo para que a panela perca pressão, abra e coloque o tempero.
Para fazer o tempero basta: refogar cebola e alho a gosto em uma panelinha a parte.
Misture este tempero com o feijão molinho (claro que vc verificou isto...caso contrário, deixe um pouco mais na pressão).
Agora vem um passo bacana: engrossar o caldo...para tanto, basta deixar fervendo com a panela aberta até que fique tão grosso quanto goste. Aí é com você, não sei das suas grossuras preferidas...kkk...querendo colocar uma folhinha de louro pode...liguicinha tb, fica bom..bom!!!!
Grande abraço e saudade docê querido!!!! Até a volta.
Marcela

tpiment said...

Ola .. Estou passando pela mesma situaçao que voce nesta hota.. sera que o IICD Existe..?? sabe tenho ima imensa necessidade e se desenvolv cad dia mais em mim, onde preciso ser mais util as pessoas que realmente precisam. o que fez voce acreditar, investir seu dinheiro, sem sequer ter provas de que estaria fazendo a coisa certa, nao estou falando de crise de identidade, mas de saber se realmente nao estaria sendo uma vitima de fraude, (mais uma) mas esse sentimento de ajudar aquelas pessoas, que sequer tem agua pra tomar, e nos aqui, desperdicando lavando nossos carros e ainda dizendo, estou pagando por ela. isso me deixa irritado com as pessoas que nao se importam,. quero saber de voce o que te fez ter certeza. estou pra fazer o programa e a angustia desse mais um comflito precisa ser excluida. obrigado. TULIO PIMENTA, BH-MG