Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Wednesday, January 7, 2009

Chegando aos Estados Unidos

Na verdade minha intenção era postar mensagens desde que cheguei aqui... mas como nem tudo (ou quase nada) sai conforme o planejado, então agora escrevo um post maior para falar um pouco sobre os dias que tenho passado aqui. Daqui para frente serei mais assíduo e farei posts menores...

Vim para o IICD mergulhando em algo completamente desconhecido... encontrei esta instituição pela Internet, me informei bastante, durante 2 anos, mas na verdade uma das minhas maiores dúvidas era: "Será que este lugar existe mesmo?'' hoje sei que existe, mas só tive esta certeza alguns dias após sair do Brasil.

Meu vôo vindo de São Paulo tinha como destino Washington D.C, escala no caminho para NYC, como este foi o primeiro pouso em território estadounidense, minha autorização de entrada deveria ser dada neste aeroporto...Uma imensa fila me espera na imigração, gente de todo canto, meu vôo para NYC sairia aproximadamente 1 hora depois... espero muito tempo e sou levado a uma ''salinha''. Na salinha, eu, um Sr de origem Árabe e um Congolês !!! nesta hora percebi que havia algo errado...espero por aproximadamente 2 horas na dita salinha... quando finalmente explico o que estou fazendo neste paranóico país sou liberado, mas meu vôo para NYC saiu a aproximadamente 1 hora... consigo remarcar o vôo para o meio da tarde (cheguei em Washington 7:00 a.m), e espero no aeroporto. Depois de horas vendo lojas que vendem a Obamamania pego o vôo em um jato da embraer ! (no Brasil nunca vi) e rapidamente chego ao JFK em NYC... mas minhas malas.... estão em Washington!!! lá vou eu esperar mais horas no aeroporto...

Começo a ler um livro (quase terminei) e um indiano se senta no banco comigo, com movimentos com as pernas ele balança frenéticamente o banco, olho para ele umas 3 vezes, ele não para... mudo para o banco da frente, ele estica as pernas e começa a balançar meu banco. Olho para ele até o momento que ele se cansa e levanta, porém em seu lugar, um estranho saquinho com pilúlas mais do que estranhas habita agora...percebo que é hora de parar minha leitura.. Vou para fora e vejo buicks, porsches, oldsmobiles que passam pelo aeroporto, fico com fome e muita pena de gastar USD 5,00 em uma pizza do subway, que por sinal estava bem ruinzinha. Após um tempo de leitura, tédio, leitura, tédio, me levanto e percebo um senhor saindo do desembarque nacional, com algumas pessoas em seu redor, ele acena para as pessoas e por acaso está vindo em minha direção... ele não é estranho... estou no caminho, comprimento com a cabeça, ele estende a mão e eu o comprimento... pergunto pro negão que estava do meu lado com uma plaquinha esperando alguem desembarcar "Who´s this guy" e ele me responde, é o Al Gore, vice presidente do Cllinton, que foi derrotado naquela primeira eleição corrupta do George W Bush, depois virou paz e amor e ganhou o prêmio Nobel da Paz ... achei um bom sinal. Minhas malas chegam, pego um tipo de aerotrem que me leva ao porco subway em NYC onde fiquei posteriormente por 2 dias...

Nesses dias em Nova York percebi algumas coisas... se o prefeito Kassab vem para cá, fica com os poucos cabelos em pé, por que a quantidade de outdoors, billboards, luminosos e tal é absurda, chega a incomodar após aproximadamente 5 minutos... dá para iluminar todo o Vietnã com a energia gasta em Times Square. Uma cidade bonita, muito diversa, gente de todo tipo, na verdade o que menos se encontra é estadounidense, muitos latinos, asiáticos... tudo muito, muito caro, um maço de Marlboro custa USD 10 !!! Ando Manhattan inteira pela Broadway, começo as 8:00 a.m e termino as 11:00p.m voltando pelo Subway... um pequeno descanso e vou andar pela madrugada, cidade de gente loca... me lembrou muito o estilo de São Paulo, mas após uma dose cavalar de anabolizantes... Após 2 dias pego um trem que me leva a Chicago, onde passo algumas horas esperando pelo meu proximo trem que me leva finalmente a Dowagiac.

Em Chicago ando por algumas horas e começo a entender o significado da palavra "frio" em NYC a temperatura era -2C e caia uma neve suave, bucólica... em Chicago a temperatura era -10C e a neve se mostrava um pouco mais agressiva... percebo ser uma cidade bem pequena (downtown) e simpática, mas nao conheço muito...

A viagem de trem aqui é muito prazerosa, você tem uma cabine, o trem é suave, rápido e passa por lugares lindos... tem também um vagão de restaurante, caro que chega a doer, a refeição mais meia boca custava em torno de USD 40,00... percebo que ele faz paradas em algumas estações e que lá sempre tem um Dunkin Donuts ou algum fast food do tipo... desço em uma estação em Albany e compro um salgadinho horrivel e um Dr Pepper ainda pior.... a fome começa a aumentar... durante a madrugada o trem faz uma parada em Syracuse e ouço que terei 10 minutos... desço com as pessoas que estão desembarcando mas tenho a sensação de algo errado... chego ao saguão, um subway e um dunkin donuts, penso: o lanche vai demorar... compro uns Donuts, bem rapido... sinto uma angústia e volto correndo, chego a porta, que abre ao contrário, neste momento tenho certeza que naquela estação não deveria ter desembarcado... passo a porta chego na estação o trem está andando... penso rapidamente: como o Indiana Jones ou Alan Quaterman fariam para entrar no trem em movimento, se toda a sua bagagem, passaporte estivesse indo embora?? vou correndo junto ao trem segurando minha sacolinha de Donuts... um rapaz que esta na estação com um Walkie Talkie grita "don´t do this!!" eu grito "stop the train!! stop the train" e pasmem, ele fala com o maquinista pelo walkie talkie e o trem para... faltando um vagao para sair da estação... o rapaz do walkie talkie racha o bico de rir, eu quase não tenho folego para agradecer... entro no ultimo vagão passo por todos, todo mundo me olha, com meu saquinho de donuts... o American Chopper que esta sentado ao meu lado não se aguenta de rir e só diz "You´re crazy, guy....'' este trem me leva até Dowagiac, minha casa nos próximos 9 meses.

2 Comments:

mâe said...

ao ler esse post pela primeira vez,eu digo que senti a sua angústia. após uma segunda leitura e principalmente sabendo que agora voce está bem (sempre depois que o sufoco passa conseguimos até rir de algumas situaçôes)é que eu vejo o quanto voce é aventureiro.partir para tão longe de nós rumo ao desconhecido não é tarefa fácil (eu jamais conseguiria). acho tudo isso válido para a vida, mas é preciso ter sempre em mente que o que importa mesmo é o seu bem estar, procure tirar sempre o melhor de cada situação,mas não faça nada que possa se arrepender depois! ainda bem que esse trem é de primeiro mundo!

Denise said...

Que curioso. Acho que você está se conhecendo melhor e, ao mesmo tempo, nós também estamos te conhecendo melhor. É incrível quando não sabemos de algo, não sofremos por ele. E, sabe-lo após o acontecido, existe uma aflição mas a dor não é aguda. Se vc liga do aeroporto desesperado pra alguém, imagine o sofrimento. Porém, vc se virou sozinho (no bom sentido, pq sei que já tem uma garota no pedaço para outros fins! ;-)
Anyway the wind blows!
Mais uma curiosidade: a internet aproxima mesmo as pessoas. Hoje, vc tão, tão distante conversa mais comigo do que quando estava por aqui. Neste ‘quesito’ a Escola de Samba Saudade do Thiago ganhou nota 10!
Você é um grande ser humano e acredito que voltará ainda mais valioso após tanta experiência, que vc bem disse: haverá alegria, tristeza ou seja lá que tipo de sentimento, mas o resultado será o melhor possível para seu engrandecimento espiritual. Que Deus o abençoe a cada milésimo de segundo e te oriente para que o melhor caminho seja percorrido! Love U 4 Ever! The Knees, a Tia.