Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Tuesday, April 21, 2009

A igreja salva

Ola,

Esses dias em Atlanta começaram difíceis.

No primeiro dia, uma merda... uma região de estadounidenses chucros, me fez pensar que vir a Georgia não foi lá grande idéia... o tempo todo me lembrava de um blues feito por não sei quem, mas em homenagem ao preconceituosissimo bairrista e provinciano estado da Georgia... o nome, ''I´ll never go back to Georgia''. Uma merda o primeiro dia. O que ajudou todos esses dias em Atlanta foi a nossa acomodação, nunca imaginei que pudesse ser tão bem tratado na casa de um desconhecido que nos hospedava voluntariamente. Fui bem recebido em todas as acomodações pelas quais passei, mas essa foi demais... todos os dias naquela gigante casa confortavel foram de cafes da manha fartos, varios lanches para que levassemos durante o dia, rezavam para nós pela manhã... no ultimo dia lá ainda doaram dinheiro para nosso projeto. A cultura é muito diferente, não era possível sentir-se realmente a vontade, mas não por que eles não desejassem isso. Realmente agradeço por algumas pessoas muito boas que vou encontrando.

Continuando, meus dias por lá não estavam fáceis. Os coreanos continuavam conseguindo muito bons resultados e sentia que deveria tentar algo diferente pois minha parte não estava dando certo. Fui a um mercado de pulgas, como são chamados os mercados mexicanos por aqui.. não deu certo também, os mexicanos são muito, mas muito boas pessoas... mas não tem situação facil por aqui... resultado, o segundo dia se mostrava uma merda também. Pensei... vou procurar a comunidade brasileira daqui. Fui próximo de onde o Rodrigo estava em um mercado brasileiro e comecei a procurar por algo... estava ficando ansioso....nada, só pequenos comércios, putz esse não dá... esse é muito pequeno... até que na frente de um achei o telefone e endereço de uma igreja que aos sábados tinha uma missa em portugues. É isso aí, vou tentar falar com o padre. Fui a igreja 3 vezes e ele não estava lá, até que finalmente alguém atendeu o telefone que encontrei, era a secretária do padre. Conversei com ela por alguns minutos e pedi para que o padre me telefonasse... e ele telefonou. Marquei com ele uma conversa as 6:00 na igreja, antes da missa.

Muito gente boa o padre Roger aqui da comuidade brasileira em Atlanta, expliquei para ele sobre o que estou fazendo e ele concordou em permitir que fizesse uma coleta de donativos ao final da missa que começaria em 1 hora (sábado a noite) e disse que avisaria sobre nós durante a missa. Fiquei lá com o Rodrigo e a Andrea na missa esse dia, o padre anunciou o que estavamos fazendo lá e ao final da missa ficamos do lado de fora com a cestinha. Bom resultado, mas ainda não compensava meus dias ruins. Conversei com o padre novamente e ele concordou que eu fizesse o mesmo na missa do domingo, em outra igreja da comunidade tupiniquim, essa bem maior e no domingo.

Domingo o dia foi melhorzinho, estava sem opção e voltei ao mercado de pulgas mexicano, mas só esperando a missa que seria as 7:30. A tarde caindo, nos juntamos todos para ir a igreja, muito linda e grande, bem grande. Chegando lá conversei com o padre que disse que desta vez queria que todos nós fossemos ao altar e que eu fizesse um ''discurso'' para nossa comunidade que lá estaria. Escrevi meu discurso em poucas linhas só para ter uma base do que falar, na hora da missa vejo a igreja cheia de brasileiros... muitos brasileiros e cheia... pessoas bem vestidas e percebo pelos carros que estão lá fora que os brasileiros tem uma situação financeira boa por aqui. Na hora da missa entramos todos juntos com o padre, como coroinhas... e nos sentamos lá na frente. Durante a missa presencio uma cena inusitada, o Joo, coreano que entende português assim como eu entendo coreano, não é católico, mas na hora da comunhão se dirigiu conosco junto ao padre para ter a hóstia e tomar o vinho... presenciei a primeira comunhão de um coreano! Quando fui avisar ele já era tarde demais.

O padre nos chamou para o altar logo após a comunhão e eu me dirigi ao microfone... Lá em cima vejo toda aquela comunidade brasileira, pego minhas anotações e ponho de lado, simplesmente tenho uma conversa com o pessoal que lá está... não sei dimensionar bem, mas creio que haviam umas 500 pessoas que falam portugues... a grande maioria brasileiros, mas tambem angolanos e portugueses... Meu discurso foi bom, senti que toquei as pessoas... todos aplaudiram. Nunca tinha falado para tanta gente, e mais uma vez fiz algo que nunca imaginaria, discursar para a comunidade brasileira em uma igreja em Atlanta... mas o resultado foi excelente... ao final da missa... Jackpot! conseguimos muitos dólares, muito mesmo... as pessoas comprimentavam o trabalho e doavam 20, 50, 100 dólares...

Hoje é domingo, vou dormir com uma felicidade extrema... por ter conseguido mais uma vez realizar meu objetivo e passar os obstáculos, e por perceber, tanto pela família coreana quanto pela querida comunidade brasileira que tanto me ajudou, que neste meu trabalho consigo muito dinheiro, mas não fico com um centavo, porém minha recompensa é muito maior... e afinal por aqui vejo tanta gente rica, com muito dinheiro mesmo, que não sabe nada além dos extremos limites de seu bairro e que vive em uma infelicidade tremenda com esse padrão de vida, em minha opinião muito cruel... de dívida... de querer sempre comprar, comprar, consumir... talvez dinheiro e felicidade realmente sejam palavras que não refletem uma relação causa-consequência.

Boa noite.

P.S – Coringão que me alegra, hoje vi os gols que nos levaram a mais um glorioso triunfo sobre aqueles do Morumbi.... Saudades de gritar meu amor a sua nação em uma tarde de domingo.

2 Comments:

Tulio Pimenta said...

Amigao... Nossa Vida nao passa de uma montanha russa, com muitas montanhas. um sobe e desce desenfreado. o por fim, acredito que ao é so aigreja que salva, mas sim a fe e esperança dos que acreditam mesmo. Como remonta a visao qe as pessoas insistem que exite o Sonho America, mas vivem presos dentro de suas ambiçoes. Continua sua luta companheiro,. e que Deus abençoe essa generosa alma noa que é o Joo, e todas essas pessoas que apreciam essa missao. e como se diz na França: "Bon Chance e Courage" - aqui de Minas Gerais, BH

demoraes said...

É Thiagão... a vida não é fácil não...
vendo o ralo de vocês.. lembrando das "brigas" que tivemos.. do time de agosto... e tudo mais... fico a imaginar o que me aguarda...
espero ter a mesma sorte de vocês, mas parece estranho... tb quero passar pelos perrengues, pois creio que eles nos ajudam a crescer....
Sorte ai...