Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Sunday, February 1, 2009

Naturalmente

Ola,
Quase todos os dias, assistimos um filme aqui a noite... na verdade a falta do que fazer a noite nos leva a isso, o que não torna esse ritual chato... Ontem fizemos uma sessão mais longa, com 3 filmes na sequência... Tropa de Elite (apresentar pros gringos...), Around the World (putz, muito bom) e a Profecia Celestina (lógico que o livro é melhor...) Em dado momento um pensamento me veio a cabeça... Sábado a noite, eu estou aqui cheio de cobertor, numa sala com um monte de maluco (no bom sentido), um de cada canto do mundo... comendo pipoca e vendo filme.... caramba! quem imaginaria isso a um tempo atrás? na verdade de tudo o que pensei, só externei uma frase ''Desde os 16 anos, nunca imaginei que fosse passar tanto tempo sem tomar uma cerveja'' ... os brasileiros presentes concordaram, e muito....

Deixar meu conforto de casa, meu emprego na Mercedes Benz e muito mais coisas para trás não foi assim tão fácil... mas... não foi também assim tão difícil... na verdade isso foi bem fácil(me contrario, hehe)... não sinto a menor falta de acordar 5:30, dirigir por uma hora, acompanhar o mercado financeiro durante todo o dia, ajudar a transacionar 50 milhões de dólares por dia, com Broadcast, Bloomberg, telefone na BM&F tudo ao mesmo tempo... ir correndo pra faculdade... ter muitos professores bons e muitos idiotas alienados... voltar pra casa 1:00 pra fazer tudo de novo no dia seguinte, que a esta hora já não era o dia seguinte e sim o mesmo dia....

O que sinto muita, muita falta é das pessoas... minha família, a mulher que eu amo e está comigo eternamente, meus amigos queridos... isso sim faz muita falta. Mas acho que neste pouco tempo já cheguei a algumas conclusões sobre meus acertos e meus erros... conclusões estas que estavam sendo muito difíceis de encontrar continuando o ciclo vicioso no qual me encontrava.

Vindo para cá, li a profecia celestina, que me fez muito sentido... prestar atenção nas coisas e pessoas que parecem surgir por acaso...um tipo de busca por uma verdade que não é algo objetivo, nada do tipo eu busco isso ou aquilo, talvez uma definição possa ser paz interior, mas também não é bem isso, por que a felicidade não é um sentimento verdadeiro quando não é compartilhado, logo, não é interior... mas é isso aí... chegando aqui encontrei o Al Gore no aeroporto, que foi algo muito simbólico do que se passa... sei lá... encontrei do nada esperando um voo atrasado, injuriado em um aeroporto em Washington o prêmio nobel da paz, não reconheci quem era... ele veio na minha direção e me cumprimentou com a mão... pode parecer bobagem mas não foi... a primeira vez que fui a Chinatowm, meu bilhete da sorte após a refeição dizia ''A new environment makes all the difference in the world'', algo do tipo, ''Uma mudança de ambiente faz toda a diferença''

Hoje estou aqui, num país estranho e em decadência (acredite), em meio a neve, viajando muito por lugares que não pensei que viesse a conhecer, já que fujo dos pontos turísticos (só no fim de ano que eu fui turista mesmo..) com gente muito diferente do que conhecia... tendo aulas sobre caracteres asiáticos, política, história de países que nunca tinha ouvido falar, doenças, pobreza .... aprendendo a usar os métodos mais estranhos o possível de comunicação... e me preparando para conhecer uma realidade completamente diferente, na qual em breve espero estar contribuindo para um avanço.... ah sim, estou fazendo isso sem usar o famoso $$
Estes dias, em uma noite de filme, assistimos "Into the Wild'' se não me engano o título em português é ''Na natureza selvagem''... já tinha visto este filme, mas em uma situação completamente diferente.... Da primeira vez me identifiquei com o personagem do filme pela vontade de fazer algo que me tirasse do cilclo vicioso... conhecer melhor este mundo que eu vivo e assim passar a me conhecer um pouco melhor... desta vez, me identifiquei com o rapaz, por estar fazendo isso. Realmente acho que procurei durante muito tempo pelas coisas erradas, na verdade preciso de muito menos, e este muito menos me faz sentir bem mais...

Hoje não tenho o conforto de minha casa, minhas coisas, tudo que tenho meu aqui são as roupas (e muitas vieram de doação, já que obviamente não tinha roupas de frio), uma camera fotografica e este notebook no qual escrevo agora... o que me faz falta são as pessoas que fazem parte da minha vida. Não vou aqui ser hipócrita dizendo que o dinheiro não é algo importante, que se deve viver sem isso e blá, blá, blá... não.... sem isso que na verdade é um meio de troca em função do trabalho que você faz (notas na verdade não possuem valor algum) eu não comeria, não teria um carro aqui que me levasse de um lado ao outro... não teria combustível para colocar neste carro.. o que quero dizer, é que o consumo exagerado, além daquilo que realmente necessitamos não traz a felicidade, não me trouxe e creio que isso sirva para todos... além do que para que alguém consuma muito, alguém não vai consumir nada... a lei da escassez... e portanto o consumo exagerado além de não trazer a felicidade a quem consome, priva aquele que está na outra ponta da balança de consumir o básico... como... comida.

Enfim, viajei um pouco agora no domingo pela manhã... não gastei combustível para isso... o sol é forte mas não esquenta... a neve reflete o sol.... o gelo derrete e forma estalactites, e me sinto muito contente por ter a capacidade de exercitar uma habilidade que nossa raça demonstra ter a incontáveis anos... a evolução.

4 Comments:

Tamara said...

Abú.......adorei as fotos.
Principalmente as que tem a presença ilustríssima do Mosqueteiro Viajante....
Aprenda, cresça mtoooo e divirta - se um pouquinho tb né...precisa.
Bjo bjooooo

Carú said...

Abu, só descobri seu blog semana passada. Eu sabia da existência mas... bom, o que importa foi que o encontrei.
Vou ler com calma o seu começo de viagem mas eu já soube de várias coisas passadas por ai. As noticias correm por aqui sobre você. E você é sempre bem lembrado.
Lembranças ao Mosqueteiro Viajante!
Beijo.

Ruth said...

Segundo a letra que há no filme "Into the Wild"

"I won't be the last
I won't be the first
Find a way to where the sky meets the earth
It's all right and all wrong
For me it begins at the end of the road
We come and go..."

Muitos caminhos a percorrer, escolhas boas e doloridas. Sinto muuuita saudade. Normalmente nem sei o que dizer. Continue sendo, vivendo, crescendo. Vou tentar fazer o mesmo por aqui.
Beijo com carinho

Ruth said...

Como diz a música do filme "Into the wild":

"I won't be the last
I won't be the first
Find a way to where the sky meets the earth
It's all right and all wrong
For me it begins at the end of the road
We come and go..."

Não sabemos qual caminho é certo ou errado, qqer um que escolhamos vai ter os dois lados. Que as nossas escolhas nos proporcionem crescimento, evoluções. Fico feliz q vc esteja assim por aí. Vou tentar fazer o mesmo por aqui. MUUUITA SAUDADE, anjo.
Beijo com carinho