Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Thursday, February 5, 2009

Quem sabe faz a hora

Ola!

Como postado anteriormente, esta semana iniciamos no projeto propriamente dito... agora nosso trabalhos são voltados ao levantamento de fundos e as aulas serão voltadas apenas para conhecimentos específicos relativos a África e as áreas em que cada um de nós irá atuar, ou pelo menos assim deve ser. Uma falha que é bem clara na organização aqui se deve ao fato de esperarem que os voluntários cheguem para enviarem nossos profiles aos projetos na Africa, funciona mais ou menos assim:

Quando o grupo fecha, ou seja, todos os voluntários que irão fazer o treinamento e o fundraising juntos (10) estão aqui, a Trine, que é a diretora aqui do IICD envia nossos profiles a todos os projetos na Africa, de lá vem a demanda que eles tem por voluntários... após 2 semanas os projetos devem responder com a necessidade por voluntários que eles possuem... por exemplo, 1 para o TCE na Africa do Sul... 2 para o Child Aid em Zambia... 1 para a EPF em Moçambique, e assim vai... portanto apenas após 2 semanas que o projeto já começou, é definido quem irá para qual projeto em qual país... ou seja, ainda terei que esperar um pouco mais para saber qual será o meu destino na Africa... Isso para mim é uma grande falha, pois ainda não podemos iniciar os estudos específicos (visto que não se sabe o projeto) e não seria necessário esperar este tempo... ora, se eles já sabem quantos voluntários vão estar aqui, por que não enviar os profiles 2 semanas antes ? Mas tudo bem...

Na segunda feira decidimos as responsabilidades de cada um no projeto... coisas do tipo... KBS (é um nome) vai procurar por acomodação free no período em que estivermos viajando, Ivana vai contactar WAL MARTs buscando pontos para que façamos pedidos de doação e assim vai... minha responsabilidade .... a economia do grupo... agora eu sou o homem do dinheiro aqui, ou melhor, o homem do dinheiro sem dinheiro por aqui... O orçamento que devo gerenciar: USD 650,00 mensais que a Humana envia para que toquemos nosso projeto e os USD 60.000,00 que temos que levantar em doações até a ida a Africa.... sim queridos, USD 60.000,00... é um orçamento não tão magro, uma grande responsabilidade, fiquei feliz de terem confiado em mim para tal...

Durante a semana trabalhei orçando impressões para as camisas que vamos fazer (para pedir doações)... arrumei uma impressora a laser colorida (filé) que vamos usar... fiz nossas credenciais do IICD, auxiliei na busca por WAL MART e demais estabelecimentos que permitem o famoso fundraising (também conhecido como pedir dinheiro... ou da maneira que prefiro chamar, "redistribuição de renda feita com as próprias mãos'') fiz algumas planilhas para gerenciar nossa ''fortuna'' de uma maneira bem transparente... tentei arrumar um carro (uma Grand Caravan 95, não deu certo, o carro foi jogado no lixo... literalmente... o câmbio custa USD 3.000,00 compramos um Chevy Lumina 96 por USD 2.000,00.... ô país consumista!)... enfim, fiz bastante coisa... me ocupei o tempo todo, o que é muito importante por aqui. Uma coisa que já percebi que vou ter que aprender a lidar: as pessoas que não tem tanto gosto assim pelo trabalho... Na verdade o fato de eu ter uma posição que ajuda a gerenciar o projeto aliado a minha falta de preguiça para trabalhar, é algo que me permite, em muito breve, cobrar que os outros trabalhem e ter razão para isso... mas por enquanto vou relevando, afinal é só o começo

Amanhã estamos indo a uma cidade chamada Shelbville, pois devemos passar este final de semana com uma familia estadounidense para nos sentirmos inseridos na cultura daqui e blá blá blá.... O problema é que a tarefa foi dada a mim, então esse papo de tomar coca cola a tarde para entender o que afinal é um touchdown não funcionou (aliás domingo passado vimos a final do superbowl em um Sports Bar aqui perto, o maior long run da história do esporte, e eu nem sei bem o que significa) então a família americana se transformou no John Oberg... um sueco, com cara de loco que conheci pelo CouchSurfing.com (muito bom o site) que resolveu que vai acomodar 13 voluntários em seu apartamento de 1 dormitório... na verdade não sei quem é mais loco, ele que vai acomodar, ou nós que vamos... veremos... O problema é, ao procurar a cidade, achei que era próxima a Detroit, uma grande cidade e portanto teríamos o que fazer... agora a pouco ele me mandou um email com o nome completo da cidade e descobri que na verdade ela é menor que Dowagiac e fica ao norte de Michigan, provavelmente próxima a alguma toca de urso polar e ao lado de porra nenhuma, amanhã quando eu contar as boas novas ao pessoal, do tipo ao invés de Detroit estamos indo para uma geleira, acho que eles vão querer me matar. Ainda bem que o trabalho de procurar acomodação não está mais comigo, prefiro a economia... Na próxima conto o resultado desta viagem de loco...

Deixo parte do layout que fiz para as camisetas... um abraço!

1 Comment:

Ruth said...

Oi Thi, Boa sorte nas buscas todas por aí.
Esse negócio de acomodação das outras pessoas, cuidado! A "lei" vc sabe bem: se tem quem faça... pra que vou fazer?
Comece a delegar antes que as pessoas estranhem seu comportamento. É mais fácil fazer isso desde o começo do trabalho em grupo, do que depois que cada um já se acostumou com a "sua parte". Apesar da proposta ser sempre de fazer junto, compartilhar, crescer junto e blablabla.
Passei por poucas e boas lá no hospital, lembra? Então.. era também porque eu gostava muito do que fazia, mas ficou sobrecarregado, o que não precisava.
Saudade!
beijo gde