Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Friday, February 27, 2009

E vâmo fundraisiá!

Olá,

Depois de uma semana pouco produtiva em Detroit e suas imediações, estamos de volta a Dowagiac.

Durante os dias em que supostamente deveríamos conhecer a fundo o processo de clothes collection, de onde vem o dinheiro que suporta a existência do IICD, na verdade pouco fizemos ou aprendemos sobre o processo em si. No domingo fomos incumbidos de fazer algumas apresentações sobre a Africa para o pessoal que trabalha no clothes collection (coleta de roupas usadas) e isso foi legal... o Joo fez uns jogos para as crianças, filhos do pessoal que lá trabalha... e os motoristas e funcionários que se despenderam com suas famílias no domingo para nossas apresentações aparentemente gostaram... a minha foi sobre o processo todo da ONG até chegar ao clothes collection, explicando que a Humana People to People possui os projetos na Africa, que tem como mão de obra os voluntários treinados nos paíeses do norte, e que empresas como as que eles trabalham proporcionam que as escolas sejam sustentáveis e tenham a estrutura necessária. Tentei fazer algo não muito chato... era domingo... com certeza a minha foi a mais chata.

Depois disso fomos para a casa do Mike, que faz parte do Teachers Group... grupo que na verdade está por trás (nem tão por trás assim) de todas as organizações que envolvem a Humana. Ficamos todos nós lá, esses 6 dias... deu pra perceber que após um tempo de teachers group o indivíduo fica louquinho mesmo... o inglês tinha mais tique nervoso do que o Léo, meu gerente nos tempos de Mercedes Benz, além do que é completamente workaholic.

Enquanto alguns saíram com os motoristas para coletar roupas, outros ficaram no escritório para ajudar a organizar algumas coisas, eu como bom motorista que sou, fui encarregado de viajar.... muito... mas muito mesmo, para entregar panfletos em todos os pontos (lojas, postos, restaurantes) onde temos boxes para a coleta de roupas e brinquedos.... e são 200 pontos em torno de Detroit. Ao final da viagem o velocimetro da Windstar que dirigia marcava quase 1.000 milhas percorridas, em cinco dias... nada mal.

Foi bom por que deu para conversar um pouco com os donos de estabelecimentos por aqui... desde as vendinhas em cidadezinhas completamente mundo de marlboro, até os comerciantes de Lansing e Detroit, cidades bem maiores... mas na verdade me senti gastando muito combustível e sendo muito pouco produtivo. Um dos dias em que o Moa Koo, um coreano gente boa, estava comigo nesta empreitada, passamos próximos ao autódromo de Michigan, onde ocorre em Junho a Nascar 400, uma das corridas mais tradicionais desta categoria que eu realmente gosto muito, desde pequeno. Entramos no autódromo e mais uma vez furando a segurança local (que contraditoriamente é sempre muito fraca) subimos até o alto da arquibancada para ver melhor este grande circuito oval... nunca tinha ido em um oval e um detalhe muito bom deste tipo de circuito é que não importa em que parte você esteja, a pista é avistada por inteiro... A pista da maneira que estava possibilita apenas corrida de snowmolibe já que estava coberta de neve, neve esta que esta gradualmente derretendo e dando espaço a algumas cores que não sabia que existia por aqui... predomina o vermelho... mas voltando ao circuito, após alguns minutos, um rapaz de bigode da segurança do autódromo se aproximou proferindo aquele '' whata hell is going on'' que já estou acostumado a ouvir... ok, ok estamos indo embora, sorry, eu sabia que não poderia estar aqui, mas sabe como é ne sr, jogo Nascar no computador desde que era pivete, não podia perder esta chance e tal, sou fá mesmo, daqueles que acompanha de longe, bem longe... então ele me diz que este ano não tem jeito, o Jeff Gordon leva de novo.... digo, puxa vida ele ainda corre é, já corria quando eu jogava acho que em 1994, ou algo assim no milênio passado... beleza, terminamos a conversa com ele me dando dica dos melhores custo benefício em lugar para assistir a corrida em Junho e tal... vou tentar comprar o ticket... USD 40.00... Alguem ai quer fazer um ticket donation??? Deixo uma foto do circuito nevado no final.

No ultimo dia já estava de saco cheio de entregar panfleto... já tinha dirigido pra cacete, visto todo o tipo de cidadela que se encontra nesse falido estado de Michigan. Resolvemos que 5 pessoas iam entregar panfleto esse dia... trabalho muito pesado esse... então fomos todo mundo conhecer a universidade de Michigan e um suposto museu de arte que lá se encontra... muto bem, uma hora e meia de viagem a Lansing e chegamos na famosa universidade... muito gigantesca, realmente gigantesca, a impressão é que não se percorre a pé em um dia (tá exagerei), mas com certeza é equivalente em tamanho a 5 Harvard... Andamos por lá por uma hora e tanto relembrando os tempos de universitário (num faz tanto tempo assim, um dia tbem volto) e chegamos a faculdade de arte onde deveria estar o museu... procura aqui, procura ali, nada de museu... beleza andamos pela faculdade e os alunos pareceram bem competentes, pinturas lindas, fotos muito boas... Na volta uma paradinha no Taco Bell (uma bosta) e voltamos para Dowagiac a noite, em baixo de uma puta chuva que não parou o tempo todo.

Agora estamos acertando os ultimos detalhes para nosso fundraising que começa na segunda. Na verdade viajo no domingo para Champanhe, onde dormiremos e seguiremos na segunda de manhã para Carbondale, em Illinois, onde vamos fundraisiá... e laiá...Tudo parece muito bem encaminhado, e pelo espanto da Trine hoje de manhã quando mostramos o plano e não precisamos de ajuda para nada, estamos indo muito bem... Peguei nosso orçamento gigantesco para estas duas semanas (USD 1.200) e distribui pelos 3 grupos que estão indo para diferentes lugares... combustível, alimentação.. é isso aí, só falta terminar umas binders, fazer uns contatos e vamos nós... vou dirigir uma Ford Econoline gigantesca... na verdade é uma espécie de pequeno motorhome com motor V8 que leva 7 pessoas deitadas dentro... hoje fui trocar pneu, fazer balanceamento, alinhamento e tudo mais...

É isso aí, espero que saia tudo bem... hoje a Tati estava bem emocionada ao se despedir da escola, das pessoas...a mineirinha está indo para a Africa agora, essa semana, e não deve voltar mais aqui...percebi que esses 10 meses por aqui na verdade passam bem rápido... parece que foi ontem que corri atrás do trem em NYC.

Não sei como será o acesso a net esses dias, quando possível, escrevo novamente.
Um grande abraço!

1 Comment:

Tulio Pimenta said...

HOO Amigao.. Sao novidades e tanto heim... estou me motivando cada vez mais. o projeto em si é supimpa. Deiza esses carros em bom estado ai pra mim viu, pois o que vejo ´q eu voce é igual a mim,gosta de estar com a mao na massa e ser util, dirigir, consertar, praticar, computador., etc. Estou me programandao para agosto, e nao sei se encontrarei com voces por ai, pois Irei para WilliansTown-MA , e o destino ainda pe incerto, mas pretento algo pra me elevar, me satisfazer, vou trancar a facul de Comex, e sigo. manda fotos quanto puder, e o que puder fazer por voces por aqui, pode dizer.. abraço tpiment@bol.com.br