Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Sunday, February 7, 2010

18:00

Ola,

Após 6 meses em Moçambique o final do voluntariado vai chegando... Ao mesmo tempo que sei que foi o suficiente por hora ainda mais pensando que isto começou para mim não aqui em Moçambique mas sim lá nos E.U.A a algum tempo, sei que em breve vou sentir muita falta daqui.

Esta semana terminei o trabalho de instalar uma pequena rede com internet em todas as oficinas pedagógicas, trabalho este que estava aguardando poder executar não de ontem... porém ao final acredito que o saldo tenha sido bem positivo. Entre os 7 vilarejos e uma vila, além de Chimoio, onde estão as oficinas da província de Manica, apenas 1 possuía acesso a internet, ao final 2 oficinas não puderam ter o benefício pois estão longe demais até do satélite... rs portanto 7 sucessos e 2 fracasssos. Tá valendo, claro que preferia que fossem todas mas nem tudo funciona como queremos.

Após a primeira viagem que terminou no Zimbabwe, faltava visitar 3 oficinas porém estas mais próximas a Chimoio e em lugares onde já estado anteriormente. A primeira que fica também em Chimoio pude ir a pé e pelo quase bom sinal que temos aqui funcionou sem problemas.

Em Sussundenga que fica a 1.5 horas daqui eu e Lydia chegamos no dia dos Heróis de Moçambique que por acaso é feriado nacional, em homenagem principalmente a Eduardo Mondlane e Samora Machel que são os dois personagens políticos pós colonização mais respeitados. O fato de ser feriado creio que deixou o gestor da oficina um pouco chateado visto que tirei boa parte do seu dia de descanso mas ele não deixou transparecer muito... Como o lugar é próximo (apesar da estrada mais que péssima) e era muito cedo, pude terminar o trabalho a tempo de ir a Dombe no mesmo dia, apesar de um voluntário estadounidense dos Peace Corps que não parava de falar o tempo todo.

A viagem até Dombe eu havia feito meses atrás porém daquela vez junto ao motorista Sr Magaeisa, o que fez a viagem ser muito agradável... utilizando o transporte local a coisa é um pouco diferente. O transporte para Dombe não é feito em vans ou nenhum tipo de carro fechado mas sim em pequenos caminhões abertos que levam umas 20 pessoas na caçamba mais suas respectivas bagagens, o chamado 'chapa aberta' que junto a poeira característica a todas as estradas daqui forma uma combinação que não é tão agradável. De qualquer maneira após 3 horas de espera para encher, a caçamba encheu... e como encheu... fomos em pé pois além de ser a maneira mais 'confortável' a vista é muito bonita e as chances de pular do pau de arara em caso de capotamento maiores... to brincando mãe, calma lá!

O caminho entre Sussundenga e Dombe é feito em meio a uma mata muito fechada (proteger se dos galhos é constante) e linda... no caminho vimos alguns macacos apenas, porém na região que está muito próxima ao parque de Gorongoza moram elefantes, leopardos e mais um monte de belos que por vezes cruzam a pista, diz a população local... 3 horas para percorrer pouco mais de 90km, algumas bananas pelo caminho e a noite dormida naquela acomodação mais que muito simples, porém muito simpática com sua cadeira de palha e latrina sem baratas.

Em Dombe o gestor não é lá tão rápido e dedicado ao seu trabalho... na capacitação que dei a eles meses atrás ele era o mais disperso... toda hora saindo para alguma coisa, nem aí com nada, não teve certificado. Fiquei um pouco mais de tempo com ele para certificar melhor que saberia como conectar e usar o acesso que foi instalado mas consegui voltar ainda no mesmo dia pois por muita sorte pegamos carona com uma van que ia para minha querida e pacífica (com quem não rouba, por que esses queimam) vila de Chimoio.

É isso aí, estou fazendo hora extra pois estou tentando ajudar com o início da loja de roupas usadas que está sendo montada na escolinha... Lydia conseguiu bastante doações para a construção do espaço e estou fazendo orçamento para a compra de materiais, pedreiro e tudo mais... porém tudo pronto para esta semana sair rumo norte.

Grande abraço!

FELIZ ANIVERSÁRIO PAI!!!!! TE AMO

1 Comment:

pai said...

TE AMO TAMBEM