Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Sunday, February 21, 2010

Adeus Chimoio... Olá Africa

Olá,

Esta semana foi minha última em Chimoio, fim do trabalho voluntário e começo da minha viagem saindo do sul e chegando ao norte de Africa.

Fiquei em Chimoio 3 semanas além do meu tempo programado... em parte por que apareceu a idéia de montar a loja de roupas de segunda mão na formigas do futuro (escolinha) e tentei ajudar na medida do possível... em parte por que a EPF ficou me enrolando um monte com meu período de investigação, quando deveria levar algumas caixas de livros para uma oficina pedagógica ao norte de Moçambique. Me cansei de esperar.

A despedida nas formigas foi foda... puta vontade de chorar com aquelas 300 crianças cantando e dançando, como parte da cerimônia dancei um pouco com elas e acho que até mandei bem ou pelo menos foi bem engraçado ver o muzungo lá no meio da roda fazendo pirueta. Não menos difícil foi me despedir do Adão e do Capitão que foram lá na EPF no último dia, esta não aguentei e choramos um montão juntos... da mesma maneira que eles se apegaram muito a mim, me apeguei muito a eles e foi dífícil mesmo...

Saí de madrugada de Chimoio rumo a Beira, cidade de onde fui com um ônibus descente rumo norte até a cidade de Nampula. A Beira já conhecia bem (aquela praia com os navios encalhados na areia) e acabei por ficar o dia descansando com a pequena excessão de uma volta pelas lojas paquistanesas para tentar vender meu lap top e meu gameboy... vendi os dois por um bom preço o que deve me ajudar na viagem.

Novamente pelas 3 da madrugada saí da pensão em direção ao sítio de onde saí o ônibus TCO, única empresa de ônibus em Moçambique e que opera o trecho entre a capital Maputo até Nampula, passando por Inhambane e Beira no caminho. A viagem de Beira a Nampula demora com o TCO 17 horas e com o transporte comum (alguma coisa com rodas e motor) um tempo indefinível além do desconforto também indefinível, portanto resolvi pagar um pouquinho mais e ir com o ônibus que possuia ar condicionado, televisão e lanchinho... impressionante quase esqueci que estava em um transporte moçambicano, vale cada centavo pago. Ah, uma coisa curiosa... o chapa que me levou de Chimoio até a Beira de madrugada era uma coisa surreal... o motorista com seus 180kg e camisa florida era um figurassa daqueles bem raros mesmo... instalou no microonibus um microfone e caixas de som e ia narrando a viagem... "senhores passageiros, passamos agora por Dondo" " Senhores passageiros vamos começar a cobrança, fila do fundo por favor" sobre a cobrança um detalhe... ele cobrava o dinheiro que chegava passado de mão em mão ao mesmo tempo em que falava ao microfone! uma hora olhei para ele e o vi contando dinheiro e falando ao microfone, me perguntei... cadê a mão no volante? parei de olhar. Só faltou ele dizer "senhores passageiros, obrigado por arriscarem suas vidas conosco!"

Enfim, após 17 horas precisas no ônibus confortável chegada a Nampula (sem pinto, em Romeno!) uma cidade sem muitos atrativos porém local onde amanhã tenho que novamente extender meu visto moçambicano e já próximo a Ilha de Moçambique e Nacala. Em Nampula, que é uma das poucas cidades de Moçambique, encontra-se de tudo... comida, restaurantes simples e uma boa variedade de acomodação variando dos 400 aos 2000 meticais. Escolhi a Pensão Parque que por 500Mt oferece uma cama bem dura, um banheiro sem água e uma televisão! olha que luxo... alguns bares com cerveja barata também são encontrados na cidade, o Sporting Club Nampula, o restaurante Nampula e o Restaurante parque são opções boas e baratas. Há uma igreja muito grande para os padrões locais assim como uma mesquita, aqui também está a estação do trem que vai ao Malawi e o museu de etnologia de Moçambique que visitei hoje e foi interessante... muito pouca coisa exposta mas alguns artefatos pré-históricos interessantes... ao fundo do museu alguns artesões vendem seus belos trabalhos.

Daqui sigo amanhã para a Ilha de Moçambique e depois para Nacala... a comunicação começa a ficar um pouco difícil ainda mais sem meu lap top agora, porém quando possível mando mais um post.

Aquele abraço

1 Comment:

Ruth said...

Despedidas sempre são muito difíceis!!! Pra vc dançar em uma delas então, só deve ser porque estava muito dificil mesmo! Rs! Mas a memória e as lembranças nunca vão embora, essas ficam pra sempre!
Boa viagem! Aproveite! Tenha cuidado e atenção sempre!
Beijos