Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Wednesday, September 16, 2009

Um pouco de trabalho, lagartos e crocodilos

Ola,

Um post rapido...

Primeiro digo que consegui carregar algumas fotos e criar um albúm novo... O albúm eh chamado Moçambique, mas graças a lentidao da net por aqui não reconfigurei o blog e portanto para ver as fotos de Moçambique, clique na bandeira dos EUA! São poucas fotos e tenho centenas que ainda não adicionei, mas vou mandando pouco, pouco, como se diz.

Agora estou podendo fazer um pouco mais, na verdade nas primeiras semanas ainda por conta da malaria estive me sentindo um tanto quanto inútil, gastando meus recursos e precioso tempo. Não digo que é ruim estar aqui, pelo contrário, conhecer este mundo que para mim fazia parte apenas de livros... mas depois de tanta coisa nos EUA para vir para cá, quero fazer alguma coisa que valha a pena e essa história de muzungo que vem para a Africa ‘fazer a diferença’ já me deu nas bolas. A maioria de nós vem para cá e por uma razão ou outra fica num Safari de 6 meses com pequenas intervenções . Na verdade não é fácil, de boas intenções o mundo está cheio como diria um velho deitado, mas a realidade aqui ao mesmo tempo que abre muitas oportunidades para bons olhos, fecha muitas para nem tão bons, já que as pessoas mesmo não querem mudar muita coisa, como disse, trazer rede de supermercado, lanchonete e outras coisas que estamos acostumados para cá seria um crime, mas água encanada, estrada e energia elétrica não seria suficiente para tirar a identidade do lugar e faria as pessoas poderem pensar em outras coisas. Se perde horas buscando agua ou indo para a cidade.

Como todas as oficinas pedagógicas possuem computadores e dinheiro, já que a Kellogs patrocina, estou fazendo um programa que gerencie as entradas e saídas das oficinas, pois acreditem ou não, NADA é contabilizado, muitas vezes se pede dinheiro para tal coisa e ninguém nem anota em lugar nenhum... ora... quando as coisas funcionam assim das duas uma, ou ninguém se importa com o dinheiro (difícil) ou tem gente ganhando com isso (muito mais real). Essa semana descobri que a segunda opção é uma certeza, só não sei como se presta contas a Kellogs... ok posso imaginar.

Nas primeiras conversas sobre a implantação do sistema nas 10 oficinas da província de Manica, que farei em Novembro provavelmente, percebi que não será fácil fazer com que a ferramenta seja mesmo utilizada, o fato de não haver contabilidade me dá a certeza que o dinheiro não é utilizado para aquilo que é ganho, nem a verba da Kellogs ou de NENHUM dos projetos de geracao de renda, como as machambas, ou serviços de informática, ou pasmem! cursos... já imaginou algum lugar que dá cursos, o dinheiro entra e ninguém sabe o que é feito... ou para onde foi... ou pior, o quanto foi.... pois é, assim mesmo. Conversando sobre cade o dinheiro? as respostas mais ultrajantes para a inteligência alheia foram dadas... só faltou ouvir: Não é da sua conta. Mas infelizmente é da minha conta e quero incomodar com isso.

Ainda sobre as oficinas pedagógicas, temos 35 computadores, dos quais 34 estão parados! Computadores novos... configuração boa... parados. Coloquei 10 para funcionar hoje na oficina daqui e os outros ainda ninguém conseguiu me dizer satisfatoriamente para onde vão. É assim que as coisas funcionam aqui, hoje também arrumei um depósito que a oficina tem, cheio de produtos de informática, esportes, aulas... advinha! Nada de inventário, as coisas entram, as coisas saem, ninguém sabe de nada.

Sei que o padrão moçambicano não permite muita organização, mas vá a merda isso já é estupidez, ou muita esperteza.

Falando de coisas muito melhores... as crianças... como é gostoso dar aula para elas... e para mim não tem sido muito difícil, já que não sei bem porque, se pelo fato que sou diferente fisicamente, ou pela minha maneira de explicar as coisas ser totalmente diferente dos professores daqui, por falar coisas que elas nunca tinham ouvido antes, ou por tudo isso junto, elas prestam uma atenção na aula, que tenho certeza que não conseguiria ter no Brasil. Enquanto falo e enceno, elas ouvem, perguntam, fazem cara de descobrimento... vem depois da aula e me perguntam... é verdade que existem esses vulcões... ou me explica de novo como é que se formaram aquelas montanhas... ou qualquer coisa... acaba as aulas, algumas como o Adão ou o Capitão vem comigo até quase minha casa, perguntando sobre um monte de coisas, muitas das quais não há resposta para, inclusive. O nível é muito baixo, na minha sala de 7 classe tem criancas com 12 anos até 18... algumas com muita dificuldade de aprendizado, algumas que se destacam demais, se interessam demais, querem saber muito. Infelizmente não tem muita oportunidade. O professor Cláudio agora fica bem quietinho nas aulas que assiste e percebi na ultima que ele anotava as coisas que eu falava, acho que foi um avanço.

Ah sim, sobre os lagartos e crocodilos, no fim de semana fomos a um parque de crocodilos em Messica, uma cidade próxima... muitos crocodilos pré históricos, num lugar que lembrava muito o cerrado... não me arrisquei a mergulhar no rio. hehe. Domingo uma andança para a montanha mais próxima daqui... na verdade eu e o Rodrigo iamos a cabeça do velho onde se vê o Zimbabwe, mas no meio do caminho encontramos o Abdul (um menino da escola) que disse nos guiaria para lá, já que é uma caminhada na mata de 2horas e meia... vamos lá Abdul... mas ele se confundiu e nos levou para outra montanha (acredite!), tudo bem, a vista era boa e no caminho muitos lagartos... pequenos, mínimos, médios, dinossauros... brancos, pretos, coloridos... isso ai.

Até que não foi tão curto

Aquele abraço

1 Comment:

Denise said...

Olá professor!
Puxa, que experiência ímpar!!!
Lendo o texto me veio à cabeça uma música que a Gal cantava... “onde está o dinheiro? O gato comeu, e ninguém viu”. Caramba, que falta de organização! Se com organização já se frauda pra ‘barbalho’, imagine assim, festa da uva!! Ah, o ditado é: “de boas intenções o inferno ta cheio”... se bem que o mundo está meio infernal mesmo... mantenha como está!!! (rs)...
Parabéns pela boa vontade, esforço e pelo resultado que você já está obtendo com as crianças-de-todas-as-idades!
Uma andorinha não faz verão, mas pode anunciá-lo com sua presença!
Contudo cuide para que o seu trabalho ‘contábil-econômico” não o torne alvo de retaliações.
Continuo aqui, torcendo por você... agora até lavo os lençóis no tanque, para poder torcer ainda mais!!! (ai, que infortúnio! Mais uma piada “Caro”!!!)
Love U forever ande ver!
Ôta Caro