Ola,
Ano passado estava neste dia em Washington D.C.... Neve, pessoas na rua cantando trá-la-la-la-la ... sim era Natal.
Aqui não parece o Natal que conheço, nada daquilo. Mas o significado é o mesmo.
Feliz Natal para todos os que passarem por aqui, lembre que independente de crença ou o que seja, neste dia nasceu um homem que através do amor revolucionou o mundo. O que fizeram em nome dele depois é outro assunto.
Grande abraço
Obrigado pela visita!
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.
thiago_caro@hotmail.com
Thursday, December 24, 2009
Feliz Natal
Posted by Thiago Caro at 1:25 AM 4 comments
Wednesday, December 16, 2009
A vitória vem do sofrimento... O homem luta e vence
Olá,
Há três dias estava tentando escrever alguma coisa sobre uma casa que sempre passo no caminho para minha venda preferida, venda esta onde uma mulher possuidora de um sorriso lindo se contorce embaixo do teto baixo com sua criança amarrada pela capulana nas costas e mais algumas crianças no chão comendo um pouco de terra.
Nesta casa moram 2 mulheres e algumas crianças, estas duas mulheres são mutiladas por algum motivo que não sei o qual, uma delas não possui uma perna e um braço a outra não possui os dois braços. Apesar desta clara limitação física, as mulheres vivem sozinhas com as crianças (digo, não há homens) e todos os dias, por volta das 6 da manhã estão lá, caminhando com a enxada na mão que ajuda a equilibrar a falta de uma perna ou com uma pilha de lenha na cabeça equilibrada não sei como, já que o fato de equilibrarem tudo na cabeça me deixa de boca aberta, porém sem os dois braços... como pode ser possível tal equilíbrio ? Como muitas coisas em Moçambique, não há explicação.
As mulheres moçambicanas são admiráveis, levam as crianças e a sociedade nas costas. Já os homens...
Enquanto escrevia isso Adão (garoto que sempre está próximo) veio a minha porta com vergonha de alguma coisa que tinha a me dizer, conheço ele sabia que tinha algum problema... depois de certa insistência ele me mostra o seu pé e me assusto com o que vejo. Há um tipo de verme muito comum na verdade por aqui chamado Mataquenha, assim como o bicho geográfico ele entra pelo pé e vai crescendo dentro da pessoa. Acontece que no pé de Adão havia como 40 mataquenhas, era possível ver os bichos através de sua pele negra... A carne de seu pé estava apodrecendo por causa da quantidade de buracos. Fiquei nervoso com ele, por que me mostrou isso só agora quando já não tem mais pontas nos dedos? Me disse que estava com muita vergonha e não tirava o sapato para nada, oque ajudava o bicho a se reproduzir.
Era noite e fui a cidade para tentar algum medicamento para o pé... 5 fármacias, 2 clínicas e o medicamento estava em falta na cidade, nem permanganato de potássio existia. Quando voltava decepcionado para casa entrei na ultima opção, a clínica cara onde os brancos vão sempre que tem algum problema... ela é realmente cara. Converso por um tempo com uma enfermeira e explico o ocorrido, ela me explica que se há tanta mataquenha necessita uma microcirurgia que infelizmente não posso pagar porém ela entende a situação e me diz que venha com Adão no dia seguinte pela manhã pois ela nos levaria a um hospital onde conhece o médico que atenderia ele de graça.
Na manhã seguinte vamos ao hospital e Adão é atendido... um remédio para desinfectar o pé, alguns antininflamatórios e antibióticos e a informação de que a microcirurgia terá que ser feita em casa, com uma agulha de costura. Voltamos para casa e com a agulha que tenho começamos a tal 'microcirurgia'... tiro algo como 10 mataquenhas de seu pé e então não aguento mais, ele tira as outras sozinho. Após terminado o feito mais uma boa parte do pé se foi e o pior para ele estava por vir já que teve que por uma hora aguentar seu pé mergulhado no remédio para desinfecção... chorava demais, me apertava forte...
Durante dois dias mais teve que mergulhar o seu pé desfigurado naquela coisa que ardia os olhos ao se aproximar... chorava demais, porém funcionou. Alguns bichos que haviam sobrado ele foi tirando com a agulha e agora seu pé está limpo pelo menos e é possível ver que está se recuperando, creio que da próxima vez ele mostrará seu pé quando o primeiro bicho entrar.
E se você ver o sorriso lindo dele não acredita.
Estou escrevendo pouco por duas razões, a primeira que por causa das chuvas estamos muito tempo sem energia elétrica, a segunda por que tá difícil escrever qualquer coisa mesmo.
Grande abraço
Posted by Thiago Caro at 7:14 AM 2 comments
Tuesday, December 8, 2009
Malaria 2 - O retorno
Ola,
Começou a estação chuvosa no sul do continente africano, dura até Fevereiro e depois sem chuva durante todo o ano... entretanto do final de Novembro até Fevereiro chove muito, muito forte e a estrutura precária fica um pouco mais precária.
As estradas estão destruídas e com a chuva muitas ficam simplesmente impassáveis mesmo em 4x4, a eletricidade que já extremamente oscilante é interrompida pelos primeiros pingos do dia, as vezes demora pares de dias para voltar... sem eletricidade, sem água para nada, já que a mesma é trazida de lençóis subterrâneos por bombas que por sua vez necessitam eletricidade para funcionar... água somente de um poço que possui uma bomba manual...
Outra diferença da estação chuvosa é a mudança nos pequenos animais como os insetos, eles agora estão em número cada vez maior e na porta de casa há um tapete longo, com asas de um tipo de libélula formiga que está em todo o canto... os sapos fazem a festa enquanto esses insetos estão no processo de perder suas asas (lagarta - voador - lagarta novamente) e ficam engordando seu bucho esticando a língua de maneira aleatória visto que não importa o quão ruim seja de mira, algum destes insetos o sapo vai pegar... e são pretos, amarelos, laranjas rajados em preto... grandes, pequenos, olhos esbugalhados, patas largas.
Junto a sapos, libélulas, cobras e aranhas vem o famoso... presente... indesejável... Kinder Mosquito com surpresa ! o maledeto está por todos os cantos e por mais repelente, blusa (e olha que tá quente), mosqueteiro que se use, ele te pega. Me pegou de novo.
Sexta feira aquela sensação ruim... corpo cansado e a mutação em um Zumbi humano. Caminhei até a clínica apenas por desencargo de consciência pois já sabia que estava com malária de novo, um teste e certeza... Aquele monte de medicamento, alguns dias de zumbi e pronto, cá estou eu quase recuperado novamente. A malária é uma merda, te atrasa os planos.
Estou numa briga incansável com a Vodacom, empresa da Vodafone que faz a telefonia móvel em Moçambique... um serviço triste, deplorável e caro. O acesso a internet que eu deveria ter levado a algumas semanas para as oficinas pedagógicas está de rosca por que os benditos não conseguem me entregar os modems. Mas Tudobom (este é o slogan da Vodacom)
É isso aí, fiquei sem escrever por que durante mais de uma semana não tivemos energia elétrica e depois o anófeles me levou ao estado Zumbi, porém por aqui apesar dos pesares... Tudobom
Posted by Thiago Caro at 8:38 AM 1 comments