Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Tuesday, May 19, 2009

Um pouco de não muito

Ola,

É eu sei, faz um tempinho que não escrevo.

Acho que estou um pouco preguiçoso nestas últimas semanas... estou sentindo um clima de que está acabando meu tempo por aqui... ainda tenho pouco mais de 2 meses no IICD, mas já começo a sentir um pouco de saudade.

Essa semana comprei meu ticket de ida a Africa, para 15 de Agosto. Vou daí de São Paulo para a África do Sul e de lá, vou de ônibus até Chimoio, em Moçambique, bem pertinho do Zimbabwe, onde ficarei por 6 meses trabalhando na EPF, Escola de Professores do Futuro. Como o ticket de avião precisa ser de ida e volta, já comprei minha volta para o Brasil também, mas isto ainda está longe... 10 de Maio de 2010... porém comprar este ticket foi uma grande decisão.

Meu projeto em Moçambique termina em Fevereiro de 2010, porém vou viajar um pouco mais pela terra mãe... Consegui com a Trine que meu Camp Future seja feito no Brasil, lá no Sertão da Bahia, na cidade de Cansançao... para que eu tente ajudar um pouquinho também no meu país, portanto terei uns 2 meses e meio de tempo não compromissado na África... e minha viagem será um tanto quanto audaciosa... estou pensando nela já a um tempo, mas comprar a passagem de volta não para Fevereiro e sim Maio, foi um compromisso assumido comigo mesmo de que vou realizá-la

Sairei de Moçambique e seguirei de ônibus para a Tanzânia... de lá, sigo para o Kenya, provavelmente de Ônibus também (trem e jipes são opções) ... do Kenya me dirijo ao Sudão... que será a parte mais perigosa do trajeto, e pretendo fazer de barco, pelo Nilo Branco... cruzando o Sudão, caio no Egito, onde devo passar uns diazinhos (já conheço um egípcio gente boa que se disponibilizou a hospedar o voluntário aqui)... finalizo em Israel, onde devo passar a maior parte do tempo desta viagem voluntariando num Kibbutz... um Kibbutz para quem não sabe, é uma comunidade judaica tradicional, desde muito tempo atrás... eles vivem copartilhando tudo, o trabalho, a comida, a terra... e desde as guerras após a independência de Israel (pelos anos 40, 50) eles aceitam voluntários estrangeiros para a comunidade... você trabalha junto com as pessoas, naquilo que lhe for designado e em troca tem comida, teto, e um dinheiro de bolso para conhecer um pouco de Israel... durante o período que se passa no Kibbutz, a comunidade leva os voluntários uma vez para conhecer Jerusalém... já tenho meu contato de Kibbutz também...
Voltando para o Brasil terei um pouquinho de trabalho para conseguir estes vistos todos, mas nada absurdo...

Tenho tentado estudar bastante... ainda estou apegado ao trabalho de levantamento de fundos, mas não como antes... acredito que nosso esforço inicial muito grande, gerou muitos frutos... nosso grupo deve chegar ao goal de USD 60.000 antes do esperado, e isso é muito, já que geralmente os grupos tem que passar um tempo a mais aqui para chegar a isso... nós em teoria poderiamos passar um tempo a menos... Semana que vem o pessoal vai para a região de Nova York para o que pode ser nossa última viagem de fundraising, se conseguirmos o resultado como nos anteriores, e meu trabalho que desta vez será diferente for bem, não precisaremos mais levantar fundos.

Eu vou neste sábado a San Francisco, na Califórnia... vou de avião e lá terei um carro e uma acomodação garantida... meu trabalho será procurar comércios para que possamos colocar caixas de doação de roupas... cada caixa que conseguir instalar vale USD 170 para nosso fundraising... ficarei por lá 3 semanas... Acho que como NY, a California era um dos poucos lugares nos EUA que queria conhecer, e terei uma boa oportunidade... mas meu trabalho não será muito fácil, visto que o fato de eu estar indo, coloca uma grande responsabiliade, já que o sitefinding (nome desta procura por comércios) é a atividade que gera mais verba individualmente por aqui.

Este Domingo fomos ao Lake Michigan... afinal não se pode vir a Michigan e não conhecer o Lake Michigan... realmente não dá para dizer que aquilo é um lago... realmente parece mar, a linha do horizonte, ondas, gaivotas, faixa de areia nas praias e conchas que mostram que realmente, um dia ali foi mar... Muito lindo o lago, fomos todos os que estavam aqui da comunidade latina e a tarde foi muito boa... Da Sears Tower em Chicago você consegue avistar o lago e percebe que realmente não tem nada a ver com aquele conceito de lago... que vc vê a outra margem e um monte de patos... mas uma praia era o que faltava para dizer que lá é mar...

É isso aí, não quero escrever muito não... percebi que agora vou para San Francisco e quando voltar... já estará quase na hora de ir passar uns diazinhos no Brasil e rumar para Moçambique... para todo mundo aqui, o tempo é cheio de recomeços, o que não faz os recomeços serem mais fáceis, mas dá uma boa força para recomeçar.

Um abraço

2 Comments:

Anonymous said...

voce conhece o Brasil praticamente de ponta a ponta, agora os Estados Unidos também,e vai fazer a mesma coisa com a África! muito interessante tudo isso,porém e sempre tem um porém,voce vai passar por regiões de conflitos e dessa forma nossa preocupação continua. E aí Marco Polo não vai parar nunca?

pais said...

voce conhece o Brasil praticamente de ponta a ponta, e agora também os Estados Unidos, vai fazer a mesma coisa com a Àfrica. Isso tudo é muito interessante,porém, e sempre tem um porém,voce vai passar por regiões de conflito e assim nossa preocupação continua.E aí Marco Polo, não vai parar nunca!!