Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Thursday, March 26, 2009

Truck Driver in U.S

Ola,

Yeah baby, truck driver!
Essa semana fui inicializado no ritual de clothes collection...


Uma das fontes de renda para a sobrevivência do IICD é a coleta e revenda de roupas usadas, um mercado muito vasto aqui em terras gringas já que o consumismo leva a uma troca de roupas absurda... Acabando uma estação, os estadounidenses enviam tudo para a doação e compram tudo novo na próxima, a roda tem que girar... por aqui também se encontram muitas grandes lojas que revendem essas roupas... eu chamaria de brechózões, mas ao contrário de nossos valiosos brechós no Brasil, os daqui só tem roupas novas... na verdade usadas, mas parecem novas... Aquelas que estão mais cansadinhas são recicladas, sim, reciclagem de roupas.


Acontece que o GAIA Movement, uma ONG que tem projetos em função de desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente e faz parte do Teachers Group, assim como o IICD, também tem como fonte de renda a coleta de roupas e parece não ter motoristas de caminhão o suficiente, pois frequentemente os voluntários se aventuram nesse trabalho, um tanto quanto cansativo, em troca de uma guita para o fundraising. Essa semana foi a primeira que nosso grupo foi habilitado a fazer o clothes collection, e advinha quem foi dirigir caminhão em Chicago!


Pois bem, terça feira 6:00 vou eu e o KBS, um coreano que é ativo e bom motorista, para Chicago com nossa boa e velha Van branca... chegando lá nos deparamos com o grande caminhão que seria nosso companheiro de estrada naquele e no próximo dia... já sabia que o caminhão era grande, mas a primeira vista ele foi um tanto quanto assustador. Pegamos a chave e pé na estrada, puta merda! como é grande, não consigo identificar o final dele pelo espelho... o fato que eu não sou habilitado a dirigir caminhão no Brasil é um pequeno detalhe por aqui... quando a Mette me ofereceu ir lá dirigir o caminhão, a primeira coisa que falei foi "Mette você sabe que eu não sou habilitado" e ela me respondeu algo assim "They don´t know how to read in portuguese... this is life" muuuuito responsável... mais ainda eu, que fui. Na verdade é um contracenso, por que aqui, no país da segurança, quando você é habilitado para dirigir carro pode dirigir caminhão também, só precisa de habilitação especial para dirigir aqueles caminhões que de tão grande parecem trens, ou então ônibus escolar, que é algo realmente sagrado por aqui. Quando o ônibus escolar encosta, você precisa parar o carro, mesmo que esteja em uma via e do lado oposto... justo. Tudo isso para dizer que não estava teoricamente fora da lei, pois posso dirigir carro aqui com minha habilitação em português, fato que não exclui minha total inexperiência em dirigir caminhões.


Pois bem, primeira prova, sair de Chicago com o caminhão, o trânsito de Chicago é loco. Consigo pegar a estrada e me sinto dirigindo algo realmente grande, preciso tomar cuidado com cada movimento, pois começo a virar o caminhão e ele só termina alguns bons segundos depois. Na verdade após uns 20 minutos já estava dirigindo o bichão como se fosse um carro. O dia estava bonito e a viagem foi relativamente sossegada até Merriville, primeira parada para coleta de roupas nas caixas que ficam estrategicamente colocadas em malls, mercados, gas stations e etc... E como tinha roupa meu Deus, ao final do dia, colocamos no caminhão 6.000 pounds (não sei quanto é em kilos, essas medidas daqui são uma merda)... muita roupa, trabalho braçal mesmo... por incrível que pareça, durante todo o dia nenhum risco de acidente!!! impressionante eu e KBS pareciamos ter nascidos naquela boléia... na verdade em dado momento quando estavamos na downtown de Fort Wayne, um senhor, desses estadounidenses que de longe você olha e diz: é um cretino! apareceu na janela enquanto o KBS dirigia e estávamos parados em um semáforo, deu umas batidas na janela e gritou algo do tipo "Good job asshole" Eu não sei o que aconteceu, acho que o KBS fechou ele ou algo assim, mas nada demais, acho que o rapaz só queria nos dar mais um exemplo de estupidez humana. A noite nos perdemos, e nos perdemos e nos perdemos mais um pouco até que enfim achamos nosso hotel. No dia seguinte deixamos todas as roupas coletadas em uma mega loja numa cidade no caminho e batemos um rango num restaurante chinês típico... entenda-se sujo... mas tava bom na verdade... bem típico mesmo de restaurante chinês, sujo mas gostoso.


Enfim, em certos momentos pensava... meu Deus, se a um ano atrás alguém me dissesse... ano que vem, você vai estar nos E.U.A, dirigindo um puta caminhão, coletando roupa usada, com um coreano do lado, se preparando para ir trabalhar na Africa, eu diria ao indivíduo... para de beber, você tá mal...

Cá estou eu...

Deixo um vídeo e uma foto

Um grande abraço


3 Comments:

Samya Soares said...

Olá.
passando para deixar bjos
e gostei mt do seu blog
bjos
samya soares

bbbiiiaaa said...

e ai abu!!!
me falaram muito bem do seu blog hj la no bozo...
vou comecar a acompanhar suas aventuras...
:D
bjs
marcela ("noiva" do seu brimo)

Nadjen said...

Olá Thiago, meu nome é Vanessa e conheci a IICD hoje ejá não vejo a hora de fazer parte deste time....sinto que tenho tanta coisa para fazer por essemundão há fora que não cabe em mim para explicar....mas gostaria que vc me desse algumas dicas....