Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Sunday, March 22, 2009

1 x 0

Ola,

Faz um certo tempo que não escrevo... na verdade, está tudo um tanto quanto corrido. A correria por aqui é bem diferente da qual eu estava acostumado, é bem mais saudável, mas é correria também.
Hoje é domingo, um dia de sol... sossegado, estou aqui sentado numa cadeirinha de Juta, com os raios de sol entrando pelo vidro, ouvindo um Bob Marley do comecinho.... algumas flores em volta...

Em meu último post estava ainda viajando fazendo fundraising... pois é , voltamos, o resultado foi excelente, passamos nosso goal, e arrecadamos ao total uns USD 15.000,00. bastante para o primeiro. Meu grupo passou os últimos 3 dias em um subúrbio de Chicago, bem em meio a comunidade negra, muito numerosa na cidade, esses 3 dias foram dos melhores... As pessoas muito simpáticas por lá... ninguém é obrigado a doar nada, mas estava acostumado com caras de nojo e desprezo de muita gente que passou por mim nessas duas semanas... em Evergreen (a comunidade a qual me refiro) foi bem diferente. Muita gente interessada, bem humorada.... proseadores de primeira... nosso resultado lá foi bom e fez bem para nosso humor também. Esse trabalho de conseguir doações não é nada fácil...o corpo fica cansado, mas a cabeça fica mais, um pouco de reconhecimento e bom humor ao final nos caiu muito bem.

No último dia, domingo passado, estava acontecendo a parada de St Patricks em Chicago, mais ou menos 500 mil pessoas presentes... a comunidade irlandesa lá é muito grande, em frente a muitas casas você vê a bandeira estadounidense (normal) e a irlandesa juntas, que seja... pensamos: vamos lá tentar arrumar uma guita... Vamos lá, eu e o Nam, o coreano amorfo que me acompanhou nessa empreitada... paramos com nosso cartaz e nossos livros, acompanhados da caixinha para o dinheiro...muita gente passava, 80% bêbados. No começo fiquei meio estudando o que falar,meio tímido... após 5 minutos já estava gritando... algo do tipo “ We are volunteers, trying to save the world, going to Africa to work with children... we want to drink, but we can´t, we have to keep going… support this good cause, it´s not easy to see you guys drinking and still ask for money” algo assim… bem ridículo mesmo, essa era a intenção… a festa é de uma bizarrisse nunca vista, anões vestidos de duende giram gigantes rodas e entram nelas no meio do processo (habilidosos) ... crianças tocam violinos em cima de antigos carros de polícia... e muito mais... que seja. O meu amigo coreano não sabia onde enfiar a cara, se escondia atrás do nosso border.... ou de alguma outra maneira... enquanto isso eu lá gritando ... resultado, fiz muitos amigos... sempre algum doido parava, (desses 95% bebados) e falava algo do tipo...” putz cara blup! quero um dia fazer festa blup! junto contigo” ou “ cara, legaal blup! isso ... puz que coisa, o mundo ... melhorar, blup!” meio que assim... me diverti tenho que dizer... algumas meninas lindas paravam para conversar um minutinho... com sorrisos fáceis, esse negócio de voluntário indo pra África atrai.. heheh. Mas tudo bem, dessa parada de St Patricks tirei algumas boas histórias... e a sensação de que realmente perdi toda a vergonnha que um dia tive.... dinheiro na verdade foi uma merreca, uns USD 20,00 em 2 horas...

Voltamos a Michigan onde estou agora... na segunda feira a reunião foi meio forte, alguns problemas que um dos grupos teve relativos a acomodação cancelada (passaram umas 3 noites no carro) e alguns que se apoiaram sobre o trabalho dos outros para meio que se esquiviar vieram a tona... ficamos uma tarde toda nessa, não é fácil para ninguém pedir dinheiro para a Africa aqui nos EUA... eu nunca me imaginei nessa situação, mas aqui estou e estou tentando fazer o meu melhor, assim como outros de nosso grupo de 10 voluntários... mas tem algumas pessoas que ainda não entenderam isso e acham que se apoiar em cima dos outros é uma boa estratégia... que seja estamos ai aparando arestas... sempre bom uma discussão para melhorar o processo e para que fique bem claro que levar marmanjo nas costas pesa.

Durante a semana começamos a discutir a nova rota de fundraising e planejamos... vamos cruzar essa bagaça... de Michigan até Las Vegas... parando em todos os estados no caminho... aproximadamente 6.000 milhas (uns 10.000 km) em 3 semanas... bem bacana, em Las Vegas a gente encontra aquele cara que acabou de ganhar uns milhões e tá a fim de fazer um ato de bondade .... e pronto, Africa vamos nós!!! A idéia foi brochada alguns dias depois quando apresentamos a tal para a Trine, nossa headmaster... ela gostou, falou que a gente é um dos melhores e mais loucos grupos que já passaram por aqui, mas no final recusou a proposta... as Rocky Mountains, a cadeia rochosa que cruza a américa do norte desde o Alaska até o Novo México fuderam o plano, e na verdade elas são realmente perigosas, pesquisando com os DIs (Development Instructors, voluntários como eu) do Instituto da Califórinia ficamos sabendo de um pessoal que em 98 fez essa viagem loca e virou o carro numa montanha... resultado, todo mundo de molho no hospital por alguns meses... como ninguém quer ir para o Hospital, muito menos nos EUA desistimos, por hora deste plano.

Plano B, vamos para o sul... saímos aqui de Michigan extremo norte e vamos até Miami Beach, extremo sul, 3 semanas, 3 dias de descanso... paramos em todos os estados no caminho, ou na ida ou volta.... incluindo Kentucky, Tennessee, Missipi, Alabama, Florida, Georgia, South e North Carolina, Virginia e West Virginia... nada mal também, nos 3 dias de folga talvez 2 sejam em Miami Beach e um no Busch Gardens em Tampa Bay.... nada mal. Devemos sair daqui a 2 semanas, até lá algumas boas ações comunitárias por aqui em Detroit e Chicago, alguns cursos em um hospital em Lansing e muitos estudos.

Acho que por hora é isso, o tempo por aqui melhorou muito... impressionante o que são estações bem definidas... aí no Brasil não conhecemos isso. Cheguei aqui a uma temperatura de -20C ... certos dias a mesma chegou a -27C.... tudo, mas tudo mesmo, branco... de doer a vista e congelar a mucosa nasal (ranho ou catota mesmo) o dia com 7 horas ....
Agora a temperatura já chegou a + 7C, o dia é muito longo, amanhece as 6:00a.m e anoitece as 8:00 p.m.o dobro do que era.... as cores aparecem, vermelho predomina mas há alguns tons de verde também.... tomamos café no centro de nosso prédio, uma área aberta muito gostosa, que a umas 3 semanas atrás era um grande depósito de neve.
Deixo algumas fotos das pessoas que me hospedaram nessas ultimas semanas, e de algumas coisas que vi nesses dias também.

Um grande abraço!


Ops, as fotos posto mais tarde, tô indo pescar no lago...

P.S - Chamei o post de 1x0 hoje pela manhã.... acabo de saber que hoje meu querido coringão passou por cima daquele time que faz clássico com a Portuguesa Santista... o placar 1x0... ahh coringão estamos sempre conectados! ehheh



0 Comments: