Obrigado pela visita!

Meu nome é Thiago Caro e em Novembro de 2008 decretei uma moratória a mim mesmo.
Morei um tempo bom em Michigan e viajei boa parte dos EUA em treinamento para o trabalho voluntário relacionado a educação que agora faço em Moçambique. Em Fevereiro de 2010 irei de Moçambique a Israel em uma viajem cruzando por terra, em transporte local, Tanzania, Kenya, Ethiopia, Sudão e Egito. Escrevo este blog como maneira de compartilhar minhas experiências e bobagens com todo aquele que ache interessante e fale português.

thiago_caro@hotmail.com

Friday, March 13, 2009

Chicago... Padre? Pintor?? BOPE???

Olá

Desde a primeira vez que vim para cá gostei de Chicago... a cidade em si (Downtown) é relativamente pequena, grandes e modernos edifícios, casas antigas em ruas muito apertadas... os subúrbios são muitos, muitas pequenas cidades que eu chamaria de bairros cercam Chicago, e tem vida própria bem definida.... algumas concentram latinos... muitas concentram negros.

No domingo fomos a casa do Gary em Champaign, já que ele tinha sido tão gentil na primeira vez, abusamos um pouquinho e voltamos lá para mais uma pernoitada no meio do caminho... de manhã ele tinha que ir trabalhar e nós estávamos no nosso "dia de folga" já que não tinhamos lugar para ir e estavamos exaustos... ele nos deixou com a chave da casa dele e pediu para que deixássemos em um escritório quando fossemos embora... pela manhã me acordou para dar a chave, tomamos um café e jogamos uma partida de xadrez conversando um pouco, não pudemos terminar, ele foi trabalhar, mas antes quis nos doar USD 50,00 veja só... realmente muito boa pessoa. Tentei dizer que não, já tinha nos ajudado bastante, mas não foi possível.

Seguindo para Chicago, uma tempestade de vento absurda não cessava nem com reza brava... em alguns momentos chegava a ser assustadora... muito forte, a van que não é a mais estável do mundo, longe disso, parecia querer criar asas... mas chegamos... chegamos a igreja em Chicago onde dormiriamos aquela noite... as missas eram rezadas em portugues, italiano, espanhol e ingles... lá assisti com um pessoal, incluindo padres mexicanos, ao final do Corinthians x Palmeiras que acontecia, a tempo de ver o grande Ronaldo marcar seu primeiro gol pelo grandessissimo coringão! Nesse dia vi uma missa também, em espanhol, fazia muuuito tempo que não via uma...

Dia seguinte trabalho, essa parte é chata eu pulo! vou direto ao fim do dia.... viémos a casa do Eric onde estamos hospedados agora e ficamos até domingo quando voltamos ao IICD. A casa é coisdeloco... absurda... na verdade não é uma casa e sim um antigo edifício bem no centro de Chicago, porém o rapaz que vive de renda mora aqui sozinho... ou quase... explico.

Eric faz música e é pintor, mas tudo por Hobby... na verdade ele pinta muito bem, mas as melhores obras que tem aqui (e acredite, tem muitas) não são dele... ou ele comprou (tem uma do séc XV que algum pirata roubou, deve valer muito) ou foram pintadas por amigos.... Nesse prédio que ele mora há muitos quartos "vagos" que ele aluga ou empresta, para amigos pintores ... Djs... ou viajantes como nós aqui... esta semana por exemplo... já passaram por aqui por um pernoite ou mais: um australiano que só fala besteira e faz música para filmes de Hollywood... um Dj maluco que toca aqui em Chicago... uma artista plástica japonesa de um estilo pelo menos exótico... um cara estranho que faz música eletrônica e está aqui pirando agora... além do Drew que está morando aqui e acha que Andy Warhol é Deus... ??? Ambientes locos, quadros no teto, um lounge gigantesco.... pincéis... tintas... uma banheira suspensa, uma cozinha sem pia.... comida coreana... música de transe o tempo todo....
Essa acomodação é exótica

Um detalhe a parte nesses dias... as refeições.... ahhhh as refeições. O IICD nos dá a quantia exorbitante de USD 3,50 por dia para comer... breakfest, lunch, dinner!!! se o dinheiro for bem controlado, vc consegue comer um Mc Double no café, um Whopper Jr no almoço e outro Mc Double no jantar... ao fim de um mês você se transforma em uma bola de sebo faminta.

Alternativa? Food Donation...

Como creio eu já disse, meu orgulho ficou aí no Brasil, um dia recupero parte dele de volta... portanto agora sou bem cara de pau mesmo... ligo para os restaurantes, explico que posso dar redução de impostos pois somos sem fins lucrativos e pergunto se é possível a doação de uma refeição para três pobres voluntários.... resultado, economizei os 3,50 todos os dias, com isso paguei parte da camera nova que comprei (minhas fotos vão melhorar)... uma Fuji loca, paguei USD 200 numa mega promoção no WAL Mart, no Brasil R$ 1.800,00 e mandei um foda-se pro fast food desse povo... só ligo pra restaurante campeão... essa semana já comi Salmão, comida mexicana de primeira... de segunda também... italiano... e até um "americano" da fazenda que foi muito bom... mas o melhor foi hoje. Conversei durante a semana com o Walter, um brasileiro que tem uma churrascaria aqui em Chicago... hoje fui lá jantar com meus fellows volunteers. O restaurante chique até o osso (USD 80,00 por pessoa) o carioca gente boa, sentou com a gente e ficamos quase duas horas comendo uma carne fantástica (ele roubou o chef do fogo de chão daqui de Chicago) e conversando... as vezes ele levantava pra fazer as vezes com os clientes mas ficamos lá trocando idéia... um resuminho da história dele... era capitão do BOPE no Rio de Janeiro (todos os funcionários são brasileiros, alguns ilegais) pirou na batatinha tipo o capitão Nascimento e saiu correndo do BOPE, veio pra cá meio que fugido tanto da polícia quanto dos bandidos... comprou um caminhão de entregas na Califórnia... em um ano tinha 15.... hoje tem 36 churrascaria dessas (Churrasco Brasil).

Quanto mais penso que sou louco, mais percebo que não existe ninguém lá muito normal por aí.

Aquele abraço

4 Comments:

Gleice said...

Oi Thiago, mto bom o post, fico sempre aguardando notícias...heuheheuhe
mtas aventuras e o dindin está entrando?
bjoss

Diana said...

Adorei as dicas aí, vão ser muito úteis e vou aprender a ser cara-de-pau assim também! \o/

Tulio Pimenta said...

Amigao.... Otimo essa de Ter essa cara de pau que esta tendo que lidar. Acho que pode ser a necesidade junto com o instinto de sobrevivencia e um pouco do nosso conservadorismo podendo ser menor. percebe se que exite muitas pessoas gananciosas, mediocres, orgulhosas e de todo tipo de pecado capital, mas por outro lado, as boas pessoas nao se mostram o tempo todo, creio que, a fim de manter esse equilibrio de que entao, somos bonzinhos, e quem precisar de nos, saberao onde nos encontrar... Ve o caso de pessoas tao generosa .. Hospedou e ainda insistiu na doaçao, pessoas que fazem o bem, mas estao tao traumatizadas e tao queimadas na sociedade que protegeu, que precisou queimar chao e ter seu proprio negocio... e ainda por cima, de alto luxo, bom camarada parece esse carioca ne. Olha, ve se nao come tanta porcaria por ai, vejo que esta se dando bem com o que tem aprendido, usando a honestidade, em prol de caridade, fazer o que ne, melhor assim, a viver de Pao com carne.. aqui no Brasil, fiz um teste comigo mesmo, comecei a comer so sanduiches, que estabeleci para mim mesmo o prazo de 7 dias, existe ate o filme real sobre esse caso... acontece que nao passei do terceiro dia, empazinado com 3 refeiçoes por dia do tipo MC e Burguer King. onde nao queris sentir o cheiro sequer da batata frita la de casa. Fuja deste terror, e busque mais destas churrascarias a la Brasil qie existem de montao por ai. Existe tb comidas orientais, italianas e ate peixes nao é verdade?. Ficamos por aqui tambem. veja se posta fotos novas com essa belissima camera que aproveitou com um troquinho.... ate breve. tpiment@bol.com.br - BH, MG BRA

Gabi Peregrino said...

Oi Thiago, estou gostando de saber mais sobre o programa, com uma perspectiva crítica de quem está sentindo na pele as coisas boas e ruins do progrma!
Devo chegar nos EUA no fim desse ano... tenho algumas dúvidas ainda, tu tem msn?
Estudo com Gleice e Diana também, do comentário aí de cima. ;D
Boa dica sobre os restaurantes!!
beijos